PCdoB-SC rechaça em nota apoio de Merisio ao candidato Bolsonaro

A Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB-SC) divulgou nota neste domingo (30) em que reafirma repelir opinião do candidato ao governo do estado, Gelson Merisio (PSD) – da coligação em que o PCdoB integra com mais 14 partidos políticos – que recentemente declarou apoio a Jair Bolsonaro à presidência da República. O PCdoB-SC frisa que “rechaça e deplora essa escolha e que a posição não corresponde àquilo que o Brasil precisa para construir seu futuro”.

Intensificar campanha na reta final

A nota conclama ainda a militância do Partido e apoiadores e apoiadoras a reforçar as ações nesta reta final e contribuir com a vitória da chapa Fernando Haddad, presidente e Manuela d’Ávila, vice. De acordo com o PCdoB-SC, essa chapa presidencial poderá “repor o pacto democrático, lançar o país em novo projeto nacional de desenvolvimento e, ainda, dar a devida e decisiva resposta ao proselitismo do ódio e da violência, da misoginia, da homofobia, da ditadura e da tortura”, diz a nota.

O documento aponta também a grande possibilidade de “vitória sem precedentes na trajetória do PCdoB de Santa Catarina” e a expectativa de contribuir com o projeto nacional do PCdoB, na superação da cláusula de barreira, elegendo Angela Albino deputada federal. Além do reforço da presença do PCdoB na Assembleia Legislativa do estado.

A nota destaca o repúdio do PCdoB ao impedimento da candidatura a deputado estadual de João Ghizoni pelo TRE catarinense que indeferiu o pedido na última quarta-feira (26).

Confira a íntegra da Nota abaixo:

NOTA PCdoB-SC

Conclamação do PCdoB-SC a seus/suas militantes, simpatizantes e amigos(as)

Companheiras e companheiros

Está ao alcance das nossas mãos uma vitória sem precedentes na trajetória do PCdoB de Santa Catarina, com repercussão nacional: a superação da cláusula de barreiras com a eleição de Angela Albino deputada federal, o reforço da presença do Partido na Assembleia Legislativa. Essa vitória, no entanto, depende do empenho da militância nesta reta final, da valorosa contribuição de todos(as) candidatos(as) a deputado(a) estadual que compartilham do tamanho do nosso desafio, da consciência, talento e coragem de cada um(a) de nós nos poucos dias que nos separam deste já histórico 7 de Outubro.

Esta será a melhor maneira – a mais incisiva e eloquente – de reverberarmos a onda nacional e internacional do #EleNão. Com ela, damos sequência e consequência ao brado democrático e antifascista que as brasileiras, mas não só elas, levaram às ruas do País inteiro neste sábado (29).

Eleger Fernando Haddad e Manuela D’Ávila na eleição presidencial será uma vitória ainda maior – do tamanho do Brasil. Com ela, vamos repor o pacto democrático, lançar o país em novo projeto nacional de desenvolvimento e, ainda, daremos a devida e decisiva resposta ao proselitismo do ódio e da violência, da misoginia, da homofobia, da ditadura e da tortura.

Gelson Merisio, na contramão da maré montante do #EleNão, decidiu anunciar seu voto no candidato que é repudiado por todos setores democráticos do país. Nosso Partido, a legenda de Olga Benário e das guerrilheiras do Araguaia, evidentemente rechaça e deplora essa escolha, que não corresponde àquilo que o Brasil precisa para construir seu futuro.

O PCdoB-SC repudia igualmente o impedimento de João Ghizoni pelo TRE catarinense, mesmo após decisão da Justiça que lhe assegurou o direito à candidatura a deputado estadual. Na prática, foi uma cassação política de um direito fundamental do nosso valoroso companheiro, que deu mostras ao longo de toda a sua trajetória do compromisso que tem com o interesse público e a defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras.

A resposta adequada, em ambos os casos, é uma só: arregaçar as mangas, ir à luta, dialogar com o maior número possível de eleitoras e eleitores, mobilizar todas as frentes de luta em que o Partido atua, preparar e efetivar o triunfo do projeto do Partido. Essa será a maior expressão de nosso compromisso militante.Bom trabalho!

Até a vitória no 7 de Outubro!

Florianópolis, 30 de setembro de 2018
Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB-SC