PCdoB-MG tem sede revistada; PM apreende material com Lula

A sede do Partido Comunista do Brasil de Minas Gerais (PCdoB/MG), em Belo Horizonte, foi alvo de busca e apreensão de materiais que supostamente continham a imagem do ex-presidente Lula como candidato à presidência da República em panfletos dos candidatos e candidatas do partido que buscam um país mais democrático por meio das eleições eleitorais. Nesta sexta-feira (28) dezenas de policiais fortemente armados averiguaram todos os cômodos e gavetas da sede do partido.

polícia na sede do pcdob-mg

A ação acontece dois dias depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria de votos, liberar o uso do nome da imagem de Lula como apoiador da campanha de Fernando Haddad, candidato à Presidência da República (PT).

O voto que conduziu o resultado do julgamento foi do ministro Edson Fachin, que destacou o fato de não haver, na legislação eleitoral, nenhuma referência ou proibição ao nome de apoiadores.

Durante a revista, Kerison Lopes, secretário de Comunicação do PCdoB-MG, se pronunciou pelas redes sociais contando que a Polícia Militar estava na sua sala procurando pelos materiais. “Esperava essa cena com a possível vitória do coiso, mas antes da eleição é sinal de desespero dos adversários”, disse Kerison, fazendo referência a candidatura da extrema-direita fascista, de Jair Bolsonaro (PSL).

“Estamos indignados com a ação truculenta contra os partidos e movimentos que lutam por democracia e justiça social. Este ato reflete o momento turbulento da vida política, revivendo cenas que lembram a ditatura militar”, afirma Wadson Ribeiro, presidente do PCdoB de Minas Gerais e candidato a deputado federal.

"A ação é em certo sentido intempestiva por que há 10 dias da eleição, atendendo a uma provocação da coligação adversária, cria um clima de mais polarização e instabilidade. As eleições tem que se realizar em clima de respeito as instituições, a legislação vigente e, sobretudo, de pacificação dos espíritos. O Brasil precisa de assegurar a democracia através do ato de votar e do resultado eleitoral", afirma Jô Moraes, candidata a vice-governadora de Minas Gerais na chapa de Fernando Pimentel.

Leia a nota conjunta da Coligação Do Lado do Povo – PT/PCdoB/PR/DC/PSB

Nesta sexta-feira (28) os Partidos da Coligação do Lado do Povo – PT-PCdoB-PR-DC-PSB, foram alvo de mais uma ofensiva que tenta criminalizar a política. Dezenas de policiais militares, fortemente armados, invadiram as nossas sedes em busca de possíveis materiais que supostamente teriam Lula como candidato à presidência. Cumpriam mandado de busca e apreensão expedido por uma juíza eleitoral. Desde o golpe em 2016, o Estado Democrático de Direito sofre constantes ataques, com prisões, retiradas de direitos e de liberdade de expressão. As arbitrariedades são sempre direcionadas aos partidos e movimentos que defendem a democracia e a justiça social. A autoritária ação ocorreu em sedes de partidos que apoiam a chapa Fernando Haddad e Manuela Dávila. A direção e militância dos nossos partidos repudiam este ato arbitrário e intempestivo. Não sairemos das ruas e reafirmamos a nossa luta em busca da retomada da democracia e de um Brasil feliz de novo.

PT-PCdoB-PR-DC-PSB

Outros estados

Na manhã desta sexta-feira, também aconteceram ações semelhantes nos diretórios municipais do PT de Minas Gerais. Sedes de campanha na Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio, Santa Catarina e também no Piauí também receberam à polícia que apreendeu material com a imagem de Lula, esta semana.