UJS/Carioca aprova plano de lutas em congresso

No dia 27, a UJS/Carioca realizou na Faculdade de Direito da UFRJ seu congresso municipal. A entidade, que mobilizou mais de 700 jovens em toda a cidade, reconduziu a camarada Luisa Barbosa à presidência e aprovou um plano de lutas para

O congresso começou com a apresentação do filme “Quanto vale ou é por quilo?”. Em seguida, os quase 100 delegados participaram de dois grupos de discussão. O primeiro tratou sobre os jovens trabalhadores e conjuntura e foi coordenado por Igor Bruno (presidente da UJS/RJ) e Ronaldo Leite. O segundo grupo discutiu a questão de gênero, GLBTT e cultura com Felipe Redó, Milene Vieira e Marray.

Após o almoço, foi organizado um ato político com a presença do deputado Edmilson Valentim (PCdoB), Jorge Barreto (presidente do PCdoB/Rio), Carla Santos (direção nacional da UJS), Rodrigo (diretor da UEE/RJ), Helena Piragibe (UBM) e Ronaldo Leite (diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios).

Por fim, a plenária final elegeu a nova direção com 32 membros, reconduziu a camarada Luisa, que também é membro da Comissão Política Municipal do PCdoB/Rio, à presidência da UJS/Carioca e elegeu 90 delegados para a etapa estadual do congresso.

A UJS também aprovou um plano de lutas da entidade para o próximo biênio que inclui eleger os camaradas Jandira Feghali, Edmilson Valentim e Fernando Gusmão nas eleições de outubro de 2006; o apoio ao governo Lula, com mudanças na política econômica; contra a política neoliberal de Cesar Maia; e contra a repressão na Lapa, entre outros posicionamentos.

Estadual

A etapa estadual do congresso da UJS/RJ acontece nesse fim de semana na UFF, em Niterói. A UJS/Carioca marcou como ponto de encontro a estação das barcas, no Rio, às 18hs.