Presidenciáveis participam de debate da CNBB nesta quinta

Candidatos à Presidência da República participam, nesta quinta (20), às 21h30, de debate promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), O evento será produzido pela Rede Aparecida de Comunicação e que será transmitido por várias emissoras de inspiração católica, rádios, portais e redes sociais.

debate

Diretamente do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, o encontro com os presidenciáveis tem mediação da jornalista Joyce Ribeiro.

Confirmaram presença Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB).

O debate tem cinco blocos. No primeiro, a mediadora faz a abertura, discorrendo sobre as emissoras que estão transmitindo. Em seguida, cita os nomes dos candidatos que estão presentes e os que não compareceram ao encontro.

Na sequência, o GC (Gerador de Caracteres) cita os nomes dos outros candidatos que não têm representação na Câmara dos Deputados e que, por isso, não participam do debate. A primeira pergunta – destinada a todos os candidatos, que terão 2 minutos – é feita por um arcebispo, designado pela presidência da CNBB.

No segundo bloco é aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. É feito sorteio do candidato que pergunta e o outro que responde. A pergunta é feita em até 30 segundos, com resposta em 2 minutos, réplica em 1 minuto e meio e tréplica em 1 minuto.

No terceiro bloco, as perguntas são feitas pelos jornalistas presentes, que são pré-agendados pela direção da Rede Aparecida de Comunicação. Os temas e as perguntas são definidos previamente pela organização do debate. É feito um sorteio na hora, para definir qual candidato responde, no tempo máximo de dois minutos.

No quarto bloco, é aberta nova possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. Há sorteio do candidato que pergunta e de outro para responder. A pergunta é feita em até 30 segundos, com resposta em dois minutos, réplica em 1 minuto e 30 segundos e tréplica em 1 minuto.

No quinto e último bloco, as perguntas, com tema livre, são feitas por bispos indicados pela CNBB, sendo um bispo para cada candidato. É sorteado na hora o candidato que responde. A pergunta é feita em até 30 segundos e as respostas em 2 minutos. Neste bloco também são feitas as considerações finais de cada candidato, sendo que cada um tem 1 minuto.

O debate pode ser visto na TV aparecida e nos seus canais no Facebook e no Youtube: https://www.facebook.com/aparecidatv/ e https://www.youtube.com/user/tvaparecida