UJS/Campos realiza congresso e defende passe-livre

Aconteceu no dia 27, no Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento Básico, o 2º Congresso Municipal da UJS na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. O evento teve início às 8h da manhã e contou com a presença de Igor Mayworm, p

Ao todo, a UJS/Campos, que passa por um processo de reestruturação, conseguiu atingir a meta e filiar cerca de 100 pessoas, constituindo núcleos no movimento estudantil secundarista e universitário, além de um núcleo dos jovens trabalhadores.

A conjuntura internacional e nacional foi discutida em uma grande plenária. O grande assunto foi a reeleição de Lula como forma de dar continuidade aos avanços do país e de impedir o retorno da direita burguesa ao poder. Debateu-se também o crescimento das forças progressistas de esquerda na América Latina e a sua importância rumo a constituição de um sistema mais justo e igualitário.

Em nível municipal, a principal bandeira da UJS será a defesa do passe-livre, contra o projeto das autoridades campistas de se implantar um sistema que restringe o acesso dos estudantes ao transporte gratuito. O respeito à lei da meia-entrada, o meio-passe universitário e o primeiro emprego para a juventude também serão bandeiras à serem levantadas nos próximos dois anos.

No final, foi eleita a direção municipal para o próximo biênio. A direção inicialmente será composta por nove membros, tendo como presidente o jovem de 18 anos, André Lacerda, estudante do Cefet Campos.

O Congresso e a luta pelo passe-livre foram destaques em um dos principais jornais da cidade. Confira:

União da Juventude Socialista defende o passe-livre

A União da Juventude Socialista (UJS) de Campos está realizando um movimento em defesa do passe-livre, contra o aumento das passagens de ônibus. Para discutir esse caso a UJS Campos, promoveu um congresso na manhã de ontem, no Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento (Cedae), com o tema “A estrada vai além do que se vê”, com a presença de aproximadamente 100 pessoas. Para o presidente da UJS em Campos, André Lacerda, o aumento da passagem, de R$1,10 para cerca de R$ 1,50, é inaceitável, pois representa um aumento real de quase 40%.

“O combustível não subiu 40%. Os salários não subiram 40%. O imposto não subiu 40%. A qualidade dos serviços cai, o preço sobe. A UJS Campos é contra o aumento das passagens de ônibus. O aumento faz com o que a população campista, além de sofrer com um transporte precário e de péssima qualidade, passe a pagar mais por um serviço que só vêm se deteriorando ao longo do tempo”, disse André inconformado.

Alternativo irregular
De acordo com o diretor estadual da UJS, Igor Mayworm, eles também são contra o transporte alternativo irregular. “Não podemos compactuar com os transportes alternativos que não respeitam as leis nem cumprem o direito da gratuidade para os estudantes. Queremos que a Emut faça um trabalho de fiscalização, cumprindo sua função”.

Pura ilusão
Segundo eles, a alegação usada pelos donos de empresas de ônibus, de que é preciso aumentar a passagem para melhorar o serviço é uma ilusão. “Não é possível que eles aumentem seus lucros com o aumento da passagem, sem que antes haja uma melhoria nos transportes urbanos. É inaceitável que digam que não há lucro. O que eles querem é que nós, passageiros, paguemos a melhoria dos serviços. Enquanto nossos bolsos esvaziam, os deles enchem”, disse Igor. A UJS recrimina o uso do vale-livre, pois implicará no surgimento do mercado paralelo. De acordo com eles, os estudantes que não fizerem uso do vale, por morarem próximo às escolas ou por outro motivo, não teriam o que fazer com o bilhete e isso resultaria na venda indevida à terceiros, podendo chegar às mãos de pessoas que não tenham nenhum vínculo estudantil, devido à facilidade atual da compra de uniformes e carteirinhas estudantis. O grupo continuará com o movimento contra o aumento de passagens, em Campos, e discutem a elaboração de uma manifestação, ainda sem data prevista. O grupo, que existe há, aproximadamente, cinco anos, já tem cerca de 200 filiados em Campos, com a proposta de reestruturação da classe, na luta pelas causas socialistas. A UJS não possui sede, então os interessados em se filiar, devem ter até 29 anos e entrar em contato através do celular (22) 9961 2049.

Fonte: Jornal O Diário (www.odiarionf.com.br)

São Francisco de Itabapoana reconstrói a UJS

Município vizinho à Campos, São Francisco, de Itabapoana recepcionou o presidente da UJS/Petrópolis e o recém-eleito Presidente da UJS/Campos, Igor Mayworm e André Lacerda, respectivamente.  Ficou estabelecido um plano de reconstrução da UJS no município, tendo como meta filiar um número expressivo de jovens simpatizantes com a ideologia da UJS. Bandeiras de luta e a formação de uma direção municipal foram encaminhadas, ficando estabelecido a integração com os demais municípios da região.