Dentista é presa em estádio por ter máscara de Lula na bolsa

A dentista Maria Luiza Maia foi agredida e presa A dentista Maria Luiza Maia, que tem deficiência motora, relatou em sua página no Facebook que foi agredida e presa por policiais militares por estar com uma máscara do ex-presidente Lula dentro da bolsa. Segundo ela, a agressão, aconteceu neste domingo (16) quando chegava à Arena Corinthians, em São Paulo, para assistir ao jogo entre o time da casa e o Sport Recife.

Maria Luiza - Reprodução/Facebook

"Ontem tentei assistir ao jogo Sport x Corinthians no Itaquerão e fui presa por estar com uma máscara do Lula DENTRO DA BOLSA. Estou ainda bastante cansada, confusa e abatida ficamente e psicologicamente", escreveu em publicação no Facebook.

Maria Luiza tem deficiência motora decorrente de um quadro muito grave de lúpus sistêmico e afirmou que foi debochada pelos PMs após anunciar que era deficiente. Eles teriam duvidado e a empurrado. “A PM feminina que fazia a revista me empurrou contra o portão de entrada do estádio, fazendo com que eu batesse a cabeça. Eu não me recusei a nada, jamais discutiria com PMs, só indaguei que se a máscara era problema e já que eu tinha jogado ela fora, eu queria assistir o jogo. A policial feminina Cabo Mendes gritava que eu não ia assisitr jogo não, que ela era autoridade e fazia o que queria”.

E deixou em sua publicação um "alerta contra o ódio e a intolerância que está se instalando no Brasil e que não podemos fechar os olhos para esses absurdos".

A dentista não foi a única a sofrer esse tipo de repressão, a professora Liliane Texeira Roque também foi impedida de entrar no jogo por levar na bolsa adesivos e uma bandeira de apoio ao Partido dos Trabalhadores. 

Ambas tinham acabado de participar do Festival Lula livre, que ocorreu também no domingo, na Avenida Paulista e por isso tinham os materiais. Os policias as prenderam e encaminharam ao 24° Departamento Policial da Ponte Rasa.

Para auxiliar no caso, o PT São Paulo encaminhou um advogado que que passou a noite orientando a dentista. Em nota, o partido ainda repudiou "a forma truculência, abusiva e discriminatória na abordagem da PM e manifesta seu apoio à professora Liliane Texeira e à dentista Maria Luíza".