Haddad reafirma: Nós, PT e PDT, estaremos juntos no segundo turno

Em entrevista coletiva em Florianópolis, em Santa Catarina, nesta terça-feira (18), o presidenciável Fernando Haddad (PT) voltou a dizer que PT e o PDT de Ciro Gomes pertecem ao mesmo campo político e "com certeza" estarão juntos no segundo turno.

Por Dayane Santos

Haddad em Santa Catarina - Reprodução

"Digo e repito onde quer que eu vá: nós, PT e PDT, estaremos juntos no segundo turno. Ciro Gomes é meu amigo, é meu colega de ministério. É uma pessoa que eu prezo do ponto de vista ideológico em função da trajetória dele. Não tenho nenhum medo de dizer que os nossos programas são, em grande parte, compatíveis e são possíveis de compatibiliza-los para oferecer ao país uma alternativa civilizatória no segundo turno", enfatizou Haddad, que estava acompanhado da candidata a vice, Manuela d´Ávila (PCdoB), e do candidato do PT ao governo de Santa Catarina, Décio Lima..

Haddad também falou sobre temas como o Pacto Federativo e reformas. Ele voltou a defender a reforma no sistema bancário para promover a queda dos juros em financiamentos.

A revogação da reforma trabalhista também foi abordada na entrevista. Ele criticou a terceirização na atividade-fim e disse a a reforma visa enfraquecer os sindicatos e a Justiça do Trabalho, prejudicando os trabalhadores e causando um desequilíbrio da relação capital-trabalho.

Questionado pelos jornalistas, Haddad também voltou a defender a democratização dos meio de comunicação. Segundo ele, é uma medida que reforça a democracia, pois a concentração dos meio impede a pluralidade de ideias e da informação.

Ele criticou a ação dos donos de jornais que tentam por meio de ação na Justiça censurar e atuação de veículos estrangeiros, como The Intercept e El País, no Brasil. "Do mesmo jeito que nós vamos enfrentar o cartel dos bancos, vamos enfrentar o cartel da mídia", disse. "Nós queremos outras vozes sendo ouvidas para que o brasileiro possa formar sua opinião livremente", argumentou.