Presidente sul-coreano visita Pyongyang

O líder da Coreia Popular, Kim Jong-un, recebeu nesta terça-feira (18) o seu homólogo sul-coreano, Moon Jae-in, em Pyongyang, captial norte-coreana. A visita de Moon a Pyongyang é a primeira de um chefe de Estado sul-coreano em 11 anos.

Moon e Kim - Reuters

O objetivo do encontro entre os dois líderes é retomar as negociações diplomáticas para promover a paz e desnuclearizar a península coreana.

Kim Jong Un disse que espera por um “grande resultado” ao dar início a esses três dias de conversas com o presidente da Coreia do Sul; além disso, disse querer produzir um “resultado maior em um ritmo mais rápido” do que os dois líderes alcançaram até agora. "Tenho esperado e esperado por hoje", teria declarado Kim à Moon, referindo-se a visita do líder sul-coreano à capital norte-coreana.

Moon disse que é “tempo de dar frutos”, e agradeceu Kim por sua hospitalidade, que incluiu uma enorme cerimônia de boas-vindas no aeroporto internacional de Pyongyang.

Os dois líderes iniciaram as conversas nesta terça-feira (18) após cruzar as ruas de Pyongyang ao som de aproximadamente 100 mil norte-coreanos que seguravam flores e entoavam “Unificação! Pátria!”, segundo informa a Reuters.

Desde que firmaram um acordo para promover a paz entre as Coreias, ambos os líderes tem efetuado visitas a ambos os países para que os resultados das negociações comecem a se efetivar. 

Confira a gravação da recepção de Moon no aeroporto de Pyongyang: