Haddad: “Nossa proposta é discutir ideias, não pessoas”

Candidato a presidente ouviu elogios de Lula sobre a postura da campanha e diz que será bom para o Brasil discutir propostas claras de governo .

Haddad Curitiba - Foto:Joka Madruga/Agência PT

Apesar do discurso de ódio e dos ataques sistemáticos propagados pelos adversários, Fernando Haddad sabe que o melhor caminho a seguir durante a campanha é deixar de lado a concorrência e focar apenas em apresentar propostas e ideias para tirar o país da crise e devolver a alegria ao povo brasileiro.

A estratégia adotada pela campanha, aliás, foi elogiada por Lula em encontro nesta segunda-feira (17) em Curitiba, dia em que a Vigília Lula Livre completou 164 dias de resistência. “ Lula elogiou muito a linha da nossa campanha e pediu para reforçar essa ideia de que queremos construir um país de paz e harmonia, voltado para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, com foco em trabalho e educação, que são dois eixos propositivos da nossa campanha”, revelou Haddad.

Instado a falar sobre seus adversários, que o veem cada vez mais forte na disputa eleitoral, Haddad mais uma vez evitou o confronto pessoal e reiterou que a “linha de campanha é propositiva, é de apresentar um programa para o país. Se tiverem dois projetos claramente apresentados durante a disputa do segundo turno vai ser bom para o Brasil. Nós não temos nenhum problema em apresentar ideias. É isso que vai fortalecer o país”, completou.

No entanto, mesmo diante do crescimento constante nas pesquisas menos de uma semana após ser confirmado como candidato, Haddad segue o conselho de Lula e avisa: a postura até o último dia da campanha não se deixará levar pelo entusiasmo dos números. “É claro que Lula ficou satisfeito com o resultado da nossa campanha. Mas falou para não se deixar levar pelas pesquisas. Elas têm importância, mas não são o que movem a nossa campanha. Somos movidos por propostas, fortalecimento à democracia e instituições e respeito ao nossos adversários”, reiterou.

Quando questionado sobre o papel de Lula no processo eleitoral, mesmo mantido injustamente como preso político desde o dia 7 de abril, Haddad fez questão de defender aquele que é tido como a maior liderança política da história brasileira: “Lula é um interlocutor permanente de todos os dirigentes do partido e nunca deixará de ser. Enquanto outros partidos escondem os seus dirigentes nós temos muito orgulho de contar como o maior estadista que esse pais já teve”.

Educação e emprego

Elaborado com o apoio de centenas de pessoas entre intelectuais de todas as áreas e a partir das necessidades mais urgentes apontadas pela população, o Plano de Governo da coligação “O Povo Feliz de Novo” tem as melhores propostas para recolocar o Brasil nos trilhos.

Durante a coletiva concedida nesta segunda, Haddad falou sobre dois pontos fundamentais do documento: educação e emprego. “Para geração de emprego temos três propostas fundamentais. A primeira é a reforma tributária que visa aumentar a renda disponível das famílias de classe média e baixa, a reforma bancária que visa reduzir drasticamente os juros para o tomador final e a reforma fiscal que abre espaço no orçamento público para a retomada das obras e programas de alto impacto na geração de emprego”, explicou.

Já para a Educação, o candidato petista disse um dos focos será a reformulação do Ensino Médio, hoje sucateado nas mãos dos golpistas. “Proporcionaremos a formação inicial e continuada dos professores e daremos apoio federal ao ensino médio público. Cada escola federal vai ter que adotar uma escola estadual com baixo desempenho para avançar nesta etapa”, concluiu.