Partidos e movimentos argentinos apoiam Haddad e Manuela

O grupo político composto de partidos e movimentos sociais de esquerda, Unidade Cidadã, da Argentina, declarou apoio à candidatura de Fernando Haddad e Manuela D’Ávila à presidência da República.

Manuela e Haddad Lula Livre - Ricardo Stuckert

A Unidade Cidadã afirma que, a partir da Argentina, acompanha com preocupação o cenário político brasileiro desde o golpe parlamentar que depôs a presidenta Dilma Rousseff em 2016.

Diante da prisão, sem provas consistentes, de Lula, favorito para as eleições presidenciais, o grupo declara apoio à chapa composta por Haddad e Manuela. Porém, condena a prisão do ex-presidente e expressa solidariedade ao líder político que desde abril está detido na superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

“Repudiamos energicamente os juízes da lawfare que impõem esta proibição à candidatura de Lula”, diz o grupo em comunicado oficial enviado ao Brasil onde ressalta ainda o papel que Lula teve para o desenvolvimento não só do Brasil, mas de todo o continente latino-americano.

“Estamos seguros de que Haddad e Manuela lutarão para levar adiante as ideias de quem foi um extraordinário chefe de Estado, propulsor dos novos direitos econômicos e sociais adquiridos por milhares de irmãos historicamente excluídos no país vizinho [Brasil] e grande promotor da unidade e integração latino-americana e caribenha junto à Fidel Castro, Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa, Néstor Kirchner e Cristina Kirchner”, diz o documento.

O grupo diz estar ao lado dos irmãos brasileiros para enfrentar as políticas neoliberais que hoje assolam o continente e afetam a vida dos mais pobres, principalmente. “Lutaremos para recuperar as soberanias nacionais, a democracia social e a justiça social que hoje nos são negadas”.