Chapa 2 vence eleição na Famerj

Depois de 15 anos fora da Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro (Famerj), o PCdoB volta a participar da diretoria da entidade. A chapa composta por membros do Partido, PT, PSB, PCB e independe

O congresso ocorreu nos dias 27 e 28 na Uerj. O novo presidente da Famerj é Anderson ‘Pipico’. Para vice-presidente foi eleita a camarada Lucia Salino (diretora da Conam e secretária de Movimentos Populares e Sociais do PCdoB/Rio). Entre os 21 diretores, estão sete do PCdoB. Entre eles, Paulo Cesar (PC) no cargo de diretor de Imprensa e Carmem Lucia (Lucinha) no Conselho Fiscal, ambos também membros da Conam. A chapa 1 era formada pelo PMDB e independentes e contava com o apoio da atual direção da Famerj.

Segundo a secretária estadual de Movimentos Populares e Sociais do PCdoB/RJ, Dilcéia Quintela, “o congresso da Famerj teve uma disputa acirrada, pois a outra chapa tentou manipular a votação, mas no final a vitória foi incontestável”.

Nos grupos de discussão e na plenária, os delegados aprovaram uma análise sobre a conjuntura internacional, nacional e estadual. Eles criticaram a política imperialista do presidente Bush, com as guerras no Iraque e Afeganistão, a ameaça ao Irã e a tentativa de implantação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

No plano nacional, a Famerj julga que “as forças políticas conservadoras se articulam para retomar a presidência do Brasil este ano. Não toleram o diálogo do governo com os movimentos sociais, a resistência de Lula à Alca e as políticas de retomada do controle estatal sobre setores da economia entregues ao mercado por FHC”.

No Rio de Janeiro, a Famerj classifica a gestão de Rosinha Matheus à frente do estado como “desgoverno no ponto de vista das políticas públicas na área de saúde, de educação, do saneamento básico e de transporte e a postura arrogante em relação ao movimento social organizado. Por último, as denuncias largamente apresentadas na imprensa de desvio do dinheiro público para a pré-campanha do ex-governador Garotinho, até agora não esclarecidas, deixa na população uma grande insegurança contra o desgoverno da atual governadora”.

O presidente da Conam, Wander Geraldo, o deputado Edmilson Valentim (PCdoB), membros do movimento sem-teto, Faf-Rio e Faferj também estiveram presentes.