João Paulo, Almir e João Santos lançam candidaturas em Pernambuco 

Três grandes eventos marcaram o início oficial da campanha eleitoral de candidatos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Pernambuco. João Paulo Lima, Almir Fernando e João Santos deram a largada rumo à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) reunindo dezenas de militantes, dirigentes, amigos e simpatizantes. 

João Paulo, Almir Fernando e João Santos lançam candidaturas em Pernambuco - Diego Galba/Assessoria Luciana

Recém-filiado ao partido e ex-prefeito do Recife, João Paulo teve o lançamento de sua candidatura a deputado estadual marcada pela presença de Manuela D’Ávila, representante do PCdoB na chapa Lula-Haddad. O evento contou ainda com a participação dos principais dirigentes comunistas no estado e da presidenta nacional e candidata a vice-governadora, Luciana Santos.

Ao fazer sua saudação, Luciana exaltou “o grande líder de massas, o guerreiro das lutas populares e o gestor e parlamentar destacado” que João Paulo sempre foi. Para o vice-prefeito do Recife e dirigente comunista Luciano Siqueira, a candidatura de João Paulo a deputado estadual é justa e oportuna. “Um mandato necessário”, enfatizou.

Almir Fernando

Cerca de 800 pessoas prestigiaram o lançamento da candidatura e a abertura do comitê do atual vereador do Recife e candidato a deputado estadual pelo PCdoB Almir Fernando realizados no dia 30 de agosto. Diversos dirigentes do partido estiveram presentes ao evento , entre eles o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o presidente estadual Marcelino Granja; o candidato a deputado federal pela legenda, Renildo Calheiros; o presidente do Comitê Municipal no Recife, José Bertotti; e a presidenta nacional Luciana Santos.

Segundo Luciana, “Almir Fernando é um parlamentar combativo que muito honra o nosso partido pelo mandato que exerce já em três legislaturas na Câmara Municipal do Recife”. Ela também destacou que Almir é uma figura que desde muito cedo tem sua atuação marcada pela honradez e seriedade, “e mais do que tudo isso é uma pessoa solidária, que está com as pessoas nos bons e maus momentos. É incansável na defesa dos interesses do seu povo e vai ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco para contribuir com sua experiência na luta pelo desenvolvimento do nosso estado”.

João Santos

A festa de lançamento da candidatura a deputado estadual do presidente licenciado da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF-PE), João Santos, aconteceu domingo (02), na sede do Clube Abanadores o Leão, em Vitória de Santo Antão, na Região Metropolitana do Recife. João Santos é filho do saudoso Manuel Santos, fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vitória e o primeiro vereador comunista eleito na cidade no início da década de 1980.

O evento contou com a presença de produtores, agricultores, lideranças comunitárias e políticas, representantes dos SINTRAF’s das dezenas de cidades que reúnem bases de apoio à postulação de João Santos à Assembleia Legislativa. Também presentes o governador do estado e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB); da candidata a vice-governadora Luciana Santos, do candidato a deputado federal pelo PCdoB, Renildo Calheiros, e do senador e candidato à reeleição Humberto Costa (PT). O lançamento da candidatura de João Santos foi também um ato em defesa do ex-presidente Lula.

“João tem um grande legado da luta do seu pai e da agricultura familiar. Sua caminhada é para fortalecer essa atividade e para assegurar que tenhamos um futuro com avanços sociais. Vocês conhecem e sabem que esse homem não nega fogo. Sabem quando ele chegar à Assembleia muito fará pela agricultura, pelos trabalhadores e por Pernambuco. Será um mandato de defesa da área rural e sintonizado comigo e Paulo Câmara, que contará com a força política de João na Assembleia”, destacou Luciana.

Combatividade e fé

O ex-prefeito de Olinda e candidato a deputado federal pelo PCdoB-PE, Renildo Calheiros, alertou que não bastam as críticas aos políticos para deixar de votar nos candidatos, lembrando que, se o povo não se manifestar, os votos dados pelos banqueiros e usineiros serão computados nas urnas em detrimento do voto popular.

“Quem é do campo sabe, conscientemente, que é necessário votar em João Santos. Do pai (Manuel Santos) João herdou o compromisso, a combatividade, a valentia, a determinação e a fé na mobilização popular, e vai representar a luta dos trabalhadores. Certamente Paulo Câmara será aperreado com muitos projetos importantes que serão desenvolvidos pelo futuro mandato de João perante os interesses da agricultura familiar do nosso estado”, ressaltou Renildo.

A presidente em exercício da FETRAF-PE, Eliede Silva, destacou a importância do voto casado na Frente Popular. “Hoje estamos aqui com um só objetivo: nossa missão em Pernambuco é fazer João Santos deputado estadual com o número 65444, Renildo Calheiros deputado federal 6513, Humberto Costa senador 130, Paulo Câmara 40 novamente governador e Lula presidente 13. Precisamos dessa equipe, de um conjunto de pessoas do nosso lado, que vão defender os trabalhadores”, frisou.

Recebido com entusiasmo pelos presentes ao evento, João defendeu, em seu discurso, a criação de projetos de desenvolvimento social que atendam aos interesses do setor da agricultura e do empreendedorismo voltados para os que mais precisam. Ele lembrou que quando nasceu seu pai já era presidente da entidade sindical em Vitória de Santo Antão e aos 15 anos se filiou ao sindicato rural. Fez questão de citar a história política de Manuel Santos que chegou a ser preso pela ditadura militar porque lutava por dias melhores no campo.

“Tenho as mãos calejadas como a maioria de vocês aqui. Precisamos de alguém na Assembleia que enxergue o potencial e conheça a realidade do campo. Pernambuco preprecisa de um representante da agricultura familiar naquele Parlamento. Se Deus quiser e com nossa força coletiva vamos conquistar esse mandato, que não será nem meu e nem da minha esposa, nem dos meus filhos, mas sim será um mandato da classe trabalhadora”, assegurou Santos.

Do Recife, Audicéa Rodrigues com informações dos candidatos e da Voz da Vitória.