Ideb: Sob gestão Alckmin, qualidade de ensino piora em São Paulo

Durante sabatinas e debates, o candidato a presidência e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vem dizendo que o estado tem a melhor educação do país. Não tem mais, conforme aponta o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de 2017.

Alckmin - Reprodução

São Paulo é o estado mais rico do país e é governado pelo PSDB desde 1995. Geraldo Alckmin governou São Paulo de 2001 a 2006 e depois de 2011 a abril de 2018, quando deixou o cargo para se candidatar à Presidência da República.

As afirmativas de Alckmin sobre São Paulo ter a melhor qualidade de ensino agora é inverídica. Segundo o Ideb, agora a rede paulista de ensino médio tem nota 3,8 (no Idep anterior, de 2015, tinha 3,9) e já foi ultrapassada por Espírito Santo (4,1), Goiás (4,3) e Pernambuco (4) e empata com Ceará e Rondônia.

Com isso, o ensino médio de São Paulo foi ultrapassado por Goiás, Espírito Santo e Pernambuco e ficou empatado com Ceará e Rondônia. Apesar desse empate, só São Paulo teve queda no indicador entre os mais bem posicionados em 2017. A rede paulista é um dos dez estados que caíram no ensino médio. 

Lembrando que ensino médio é apontado como um dos maiores gargalos do país. Redes estaduais são responsáveis por 8 a cada 10 matrículas na etapa. Dos 3,8 milhões de alunos da rede paulista, a maior do país, 40% (1,5 milhão) são de ensino médio, apontam os dados da Folha de S.Paulo.

No ensino fundamental, São Paulo também perdeu a liderança em duas etapas. Até 2015, era destaque nos anos iniciais (5º ano) e nos finais (9º ano). No novo Ideb, o Estado apresentou uma melhora (foi de 6,3 para 6,5 nos anos iniciais e 4,7 para 4,8 nos finais), mas o desempenho foi tão tímida que acabou superado por outros rstados com mais rendimento. É o caso de Ceará e Goiás nos anos iniciais e Goiás e Rondônia, nos finais.