Encontro debaterá possibilidade do jornalismo hiperlocal e identitário

Já estão confirmados os três palestrantes do I Encontro Regional dos Jornalistas do Cariri, evento que o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realizará nos dias 19, 20 e 21 de outubro deste ano no Memorial Padre Cícero, na cidade de Juazeiro do Norte.

Encontro debaterá possibilidade do jornalismo hiperlocal e identitário

Com o tema “Subjetivo e (hiper)local: novas possibilidades jornalísticas”, o evento terá a presença da presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José Braga, para ministrar a conferência de abertura, intitulada “Jornalismo Regional: Demanda Social e Desafio Profissional”, na noite de 19 de outubro, a partir de 19h30.

Também confirmaram participação como painelistas os jornalistas Fabiana Moraes e Eder Luís Santana, que estarão juntos na manhã do sábado (20/10), para falar sobre “Jornalismo subjetivo e identitário”. “Nosso objetivo é levar aos estudantes de Jornalismo e profissionais do Cariri as discussões sobre novas possibilidades de trabalhar pautas regionais, identitárias e subjetivas, seja em veículos digitais ou tradicionais, apostando na proximidade com os públicos”, explica a presidente do Sindjorce, Samira de Castro, sobre a escolha dos palestrantes.

A atividade traz para o centro da discussão as possibilidades de desenvolvimento do polo de comunicação do Cariri, levando em consideração as mudanças tecnológicas, as transformações do modelo de negócio da mídia e as inovações e transformações no próprio fazer jornalístico.O evento, o primeiro dessa gestão do Sindjorce fora de Fortaleza e Região Metropolitana, tem o apoio institucional das Prefeituras de Juazeiro do Norte e do Crato.

Quem são os palestrantes

Maria José Braga : é a segunda mulher a presidir a Federação Nacional dos Jornalistas. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás. Jornalista concursada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, onde já exerceu o cargo de Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, de coordenadora-geral de Comunicação Social e de Assessora de Relações Institucionais. É membro titular do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Fabiana Moraes :é jornalista e socióloga graduada pela Universidade Federal de Pernambuco, e trabalhou como repórter especial do Jornal do Commercio. É professora do Núcleo de Design e Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Tem pesquisas acadêmicas e reportagens voltadas para a questão da hierarquização social com foco na (in)visibilidade de grupos vulneráveis (gays e travestis, negros, mulheres). É vencedora de três prêmios Esso: o de Jornalismo (com Os Sertões, 2009), o de Reportagem (com O Nascimento de Joicy, 2011) e o Regional Nordeste (com A Vida Mambembe, 2007).

Éder Luís Santana : Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA),  é Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PósCultura/UFBA). É membro do Núcleo de Estudos em Jornalismo (NJOR) e do Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS). Trabalha focado em jornais diários desde 2002, tendo atuado como repórter, blogueiro e editor. Entre projetos de destaque está o prêmio Tim Lopes de Investigação Jornalística, adquirido em 2006 com o projeto Raízes da impunidade: o silêncio contra os inocentes.