PT-PCdoB-Pros entram com representação criminal contra Bolsonaro

“É inadmissível que um candidato a presidente pregue o assassinato de quem não pensa igual a ele”, diz a nota publicada no site do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que anuncia que a coligação “O povo feliz de novo” (PT/PCdoB/Pros) entrou com representação criminal, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra o deputado federal Jair Bolsonaro, candidato à Presidência da República pelo PSL, por ameaça.

Bolsonaro ameaça metralhar petralha no Acre - Reprodução

A coligação também ingressou com notícia crime pelos crimes de injúria eleitoral e incitação ao crime.

“Conforme comprovado por vídeo em ato realizado no Acre, Bolsonaro fez gesto de ‘fuzilamento’ e chamou seu público a, em suas próprias palavras, ‘fuzilar a petralhada toda aqui do Acre’. O ódio destilado pelo deputado, em sua campanha da raiva e da truculência, parece não encontrar limites, incitando ao assassinato de cidadãos progressistas”, acrescenta a nota.

Segundo a coligação, o candidato cometeu o crime de injúria eleitoral – quando ocorre a ofensa à honra subjetiva de alguém durante a propaganda eleitoral, ou visando a propaganda –, ameaça e incitação ao crime de homicídio.

“Vale notar que Bolsonaro já é réu no STF pelo crime de incitação ao estupro e foi denunciado também por racismo. Basta de ódio”, conclui.

Bolsonaro tentou dissimular o seu discurso. A assessoria do deputado federal destacou que o gesto “foi uma brincadeira, como sempre”.

Mas seu gesto fascista está longe de ser uma brincadeira. De cima de um trio elétrico, enquanto discursava para apoiadores no último sábado (1º), ele “empunhou” um tripé de câmera como se fosse uma arma e disparou contra seus adversários petistas. “Vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre. Vamos botar esses picaretas para correr do Acre. Já que gostam tanto da Venezuela, essa turma tem que ir para lá. Só que lá não tem nem mortadela. Vão ter que comer capim mesmo”, disse Bolsonaro.

Nas redes sociais de Lula foi postado um vídeo em que o ex-presidente discursa no velório do ambientalista Chico Mendes. “Tem gente que acha que falar em matar petistas no Acre é ‘brincadeira’. Lula no velório do saudoso Chico Mendes”.

Chico Mendes foi assassinado em 22 de dezembro de 1988, com tiros de escopeta no peito, na porta dos fundos de sua casa, quando saía para tomar banho, por fazendeiro incomodados com a sua luta pela preservação ambiental.