Os benefícios aos povos através da Iniciativa do Cinturão e Rota

O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou na segunda-feira (27) uma abrangente e sólida cooperação sob a Iniciativa do Cinturão e Rota com o objetivo de beneficiar os povos dos países ao longo das rotas e construir uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade

xi jinping cinturão e rota

Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, discursou em um simpósio realizado no Grande Palácio do Povo que celebrou o 5º aniversário da Iniciativa.

Xi pediu esforços para defender diálogo e as consultas, a contribuição conjunta, os benefícios compartilhados, a cooperação de benefício recíproco, os intercâmbios e troca de conhecimentos para promover a confiança política mútua, a integração econômica, os intercâmbios pessoais entre os países do Cinturão e Rota com a finalidade de avançar passo a passo com a iniciativa e render resultados.

No outono de 2013, Xi propôs no Cazaquistão a construção do Cinturão Econômico da Rota da Seda e na Indonésia a da Rota da Seda Marítima do Século 21, que são conhecidas como a Iniciativa do Cinturão e Rota.

Xi assinalou que a iniciativa é uma espécie de resolução para que a China participe da abertura e cooperação globais, melhore a governança econômica mundial, promova o desenvolvimento e prosperidade comuns e construa uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.

O comércio da China com os países do Cinturão e Rota bateu os US$ 5 trilhões e o investimento direto ao exterior atingiu mais de US$ 60 bilhões, criando mais de 200 mil empregos locais, afirmou.

Xi disse que o desenvolvimento conjunto da Iniciativa do Cinturão e Rota não só está destinado à cooperação econômica mas também é uma importante via para aprimorar as configurações do desenvolvimento e da governança global e para estimular um saudável desenvolvimento da globalização econômica.

"A ampla corroboração à Iniciativa do Cinturão e Rota mostra a intenção dos países envolvidos de concretizar a paz e o desenvolvimento, em particular os que estão em processo desenvolvimento", declarou Xi, indicando que a Iniciativa do Cinturão e Rota é uma iniciativa em prol da cooperação econômica, e não uma aliança geopolítica ou um pacto militar, e trata-se de um projeto aberto e inclusivo ao invés de um bloco exclusivista ou um "clube chinês".

"Não diferenciamos os países por ideologia nem jogamos o jogo de soma zero. Enquanto os países desejarem integrar-se, serão bem-vindos", declarou Xi.

A próxima prioridade para avançar conjuntamente a iniciativa é atingir um desenvolvimento de alta qualidade, indicou.

Xi pediu esforços para impulsionar o andamento dos projetos do Cinturão e Rota, especialmente aqueles que gerarem benefícios reais às populações locais, e continuar expandindo o mercado sem interferir no equilíbrio comercial.

Xi propôs um sistema de política de apoio financeiro para a Iniciativa do Cinturão e Rota e incitou os fundos não governamentais a investir nos projetos de infraestruturas e de desenvolvimento de recursos nos países do Cinturão e Rota.

É preciso trabalhar para fomentar os intercâmbios nas áreas de educação, ciência, tecnologia, cultura, esportes, turismo, saúde e arqueologia, acrescentou Xi.

Xi ordenou às autoridades que regulem as atividades de investimentos e prestem especial atenção à prevenção de riscos no exterior.

Também assinalou a importância de intensificar a liderança do PCC sobre o desenvolvimento conjunto da Iniciativa do Cinturão e Rota.

O vice-primeiro-ministro chinês Han Zheng, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC e chefe do grupo dirigente para a promoção do desenvolvimento da Iniciativa do Cinturão e Rota, presidiu a reunião.