Colômbia formaliza saída da Unasul e enfraquece projeto de integração

O presidente da Colômbia, Ivá Duque, anunciou nesta segunda-feira (27) que notificou a Unasul (Organização das Nações Sul-Americanas) sobre a decisão de retirar o país do bloco. Segundo ele, um dos motivos é o tratamento do organismo à questão da Venezuela, que atualmente passa por uma profunda crise econômica e política.

Iván Duque - AFP

Ao deixar o bloco, que enfrenta uma crise institucional desde que o antigo secretário-geral, Ernesto Samper, deixou o cargo vago – logo após o golpe contra Dilma Rousseff em 2016 – a Colômbia dá o primeiro passo para enfraquecer o processo de integração do continente.

"Quero informar os colombianos de que o senhor ministro das Relações Exteriores da República [da Colômbia] enviou à Unasul a carta em que denunciamos o tratado constitutivo dessa entidade, e que em seis meses se tornará efetiva a saída da Colômbia dessa organização", afirmou Duque.

Durante uma coletiva de imprensa, o presidente colombiano criticou a Unasul por nunca ter denunciado os "atropelos" do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Duque acusou ainda a Venezuela de ser “uma ditadura” – mesmo que o presidente tenha recebido amplo respaldo nas urnas.

Sair da Unasul era uma das promessas de campanha de Duque, cujo projeto de governo é ancorado no modelo neoliberal norte-americano que prioriza apenas a integração de mercado entre os países, princípio divergente do conceito da Unasul e do Mercosul.

"Seguiremos trabalhando no marco do multilateralismo regional e faremos isso apoiando a Carta Democrática Interamericana, assinada pela Colômbia, que defende a liberdade, o equilíbrio de poderes e, além disso, é fiadora de uma sociedade participativa e plural", afirmou Duque.
A União das Nações Sul-Americanas foi criada em maio de 2008 em evento no Brasil como um mecanismo de coordenação e integração para desenvolver um espaço integrado em termos políticos, sociais, econômicos, ambientais e de infraestrutura.

Com a saída da Colômbia, o grupo passará a ser formado por: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Recentemente, o Equador também anunciou ter intenções de abandonar a Unasul.