Cearense participará de festival de hip hop protagonizado por mulheres

Carolina Rebouças será a representante cearense no Campo Minado Festival Hip Hop Delas, que acontecerá na Paraíba entre os dias 06 e 07 de setembro.

Cearense participará festival de hip hop protagonizado por mulheres

O Campo Minado Festival Hip Hop Delas, realizado pelo grupo Sinta A Liga Crew, tem como objetivo promover e fortalecer a participação feminina no rap, na discotecagem, nas danças urbanas e no graffiti, mas, além disso, promover a formação artística e política de mulheres.

A programação teve início na última semana e segue até o dia 07 de setembro, reunindo mulheres artistas e ativistas de João Pessoa e Campina Grande (PB), além de representantes dos Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Bahia, São Paulo e Distrito Federal.

“Tivemos o cuidado de pensar um festival não só para o entretenimento, mas também para uma construção política, desde a equipe de apoio, coordenação e ministrantes de oficinas que participaram inicialmente de uma formação para sensibilizar o olhar pedagógico para o empoderamento e protagonismo feminino, realizada pela professora Lígia Freitas, especialista em questões de gênero, à formatação das demais ações que estão previstas no festival. Nosso principal objetivo é evidenciar de forma positiva as produções femininas”, afirma Kalyne Lima, coordenadora geral do festival. A produtora cultural do festival acrescenta ainda que o “projeto é uma grande conquista para as mulheres do Hip Hop não só da Paraíba, Estado sede, mas de toda a região Nordeste.

Oficinas

Ao longo da programação serão ministradas 7 oficinas: Fotografia, ministrada por Monalisa Andrade na unidade do CRAS Gervásio Maia; Maquiagem para fotografia, ministrada por Preta Langy, no CRAS Gramame; Stencil, ministrada por Priscila Lima no CRAS Alto do Mateus; Dembow Dance ministrada por Giordana Leite e Discotecagem ministrada pelo DJ Guirraiz, ambas no Centro Cultural Mangabeira; e Produção Audiovisual com dispositivos móveis ministrada por Rieg, essa última com uma dinâmica diferenciada, sendo itinerante e totalmente prática.

Formação política

Após o processo de oficinas o Festival inicia a formação política com a realização de 04 mesas redondas. Dia 03 de setembro o Tema é Campo Minado: Mulheres do Hip Hop em João Pessoa, um resumo da pesquisa acadêmica feita por Kalyne Lima que originou o livro e serviu de subsídio para a construção desse projeto. Dia 04 o tema será Feminismo no Hip Hop, apresentada por Mariana Oliveira MJ, articuladora da Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop em Pernambuco. Dia 05 será o tema Papo Reto: Gordofobia, Machismo, Racismo e Hip Hop, ministrada pelas rappers Issa Paz e Sara Donato de São Paulo e responsáveis pelo projeto Rap Plus Size. A última mesa, Empreendedorismo das Manas, será apresentada pelas produtoras Julia Maia da Bahia e Lenne Ferreira de Pernambuco.

As mesas pretendem além de reforçar a participação e o protagonismo feminino, promover troca de experiências e assim qualificar ainda mais as produções das mulheres do Hip Hop e terá mediação de Silmara Rodrigues, produtora e liderança feminina no Rio Grande do Norte. Todas as mesas acontecerão no Anexo da Casa da Pólvora, aberta ao público, mas com lotação de 50 pessoas.

Na ocasião, será lançada a exposição Arte Delas, reunindo as artistas Patrícia Oliveira (Moon Child), Priscila Lima (Witch), Wanessa DedoVerde e Thaynara Negreiros (Thaynha). A visitação ficará disponível até o dia 30 de setembro.

Festival

Nos dias 06 e 07 acontecerão o maior festival de rap já promovido do Estado e na Região Nordeste: o Campo Minado Festival Hip Hop Delas. O encontro reunirá nomes como Rap Pluz Size (SP), Atitude Feminina (DF), Carolina Rebouças (CE), Cintia Savoli (BA), DJ Isa Queiroz, Sinta A Liga Crew, Lay Luz (CG), Pivetinha (CG), Raah MC (CG), Lady Laay, 808 Crew e Femigang, todas de Pernambuco, Pretta (RN), Mebi’ah, Rafa Rasta, Gringa Mc, além dos grupos de dança Maria Bonita Crew, Soul Brazil e Dembow Dance (CG).

A programação vai acontecer no Centro Cultural Mangabeira. No dia 06 terá início às 18h e no dia 07 às 9h com uma feira de exposição e às 14h com o primeiro mutirão protagonizado só por mulheres no Estado, o Graffiti Delas, com a participação de Ellen Rodrigues (RN), Witch, DedoVerde, Cyber, Moon Child, Nathê (PE), TN (PE) e Doce Freire (RN). No dia 07 também acontecerá uma edição do campeonato de break Woman Front realizado por Lane Front e voltado exclusivamente para B,Girls.

A participação em todas as atividades do Festival é gratuita e para acompanhar as informações, basta seguir as redes sociais do Festival no Instagram e Facebook.

Mais

O projeto foi submetido e aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) e tem o apoio Prefeitura de João Pessoa através dos Centros de Referência da Assistência Social, da Casa da Pólvora e do Centro Cultural Mangabeira.