Lula: Brasil tem que impedir entrega da base de Alcântara a EUA 

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência, mandou um recado aos brasileiros nesta quinta-feira (16), alertando sobre o perigo de o país entregar a base de Alcântara a estrangeiros.

Base-de-alcântara

 "O Brasil precisa abrir o olho para impedir que @MichelTemer entregue a base de Alcântara aos EUA. Uma base militar americana em nosso território fere nossa soberania e ameaça nossa posição pela paz e pelo diálogo no mundo", disse Lula, nas redes sociais. "Não podemos voltar a ser colônia de ninguém", completou.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, escolheu o Brasil como o destino inicial de seu primeiro giro pela América do Sul. Entre os temas de sua agenda, está a participação de seu país na base aeroespacial de Alcântara, de grande valor estratégico.

A base de Alcântara, onde opera a Agência Espacial Brasileira, é a única infraestrutura de lançamento de foguetes sob controle de um país soberano da América do Sul. A outra é a de Kourou, na Guiana Francesa, de vital importância para a Agência Espacial Europeia.

Ambas se situam nas proximidades da linha do Equador, o que permite aumentar a efetividade dos lançamentos e economizar combustível. Casualmente ou não, a presença de Mattis no Brasil ocorre horas antes do anúncio do presidente Donald Trump sobre a criação da Força Espacial, um novo ramo da Defesa dos Estados Unidos que começará a operar em 2020, supostamente para proteger-se de ameaças da Rússia e da China.