Governadores vão a Brasília pelo registro da candidatura de Lula

Governadores do PT, PSB e lideranças políticas de diversos partidos foram a Brasília nesta quarta-feira (15) para participar do ato de registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Em entrevista coletiva, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que a marcha que mobilizou milhares de pessoas em defesa do direito de de Lula ser candidato evidencia o estado de exceção que estamos vivendo.

Coletiva antes do registro da candidatura de Lula

“Em que lugar no planeta tivemos um ato com milhares de pessoas para registrar um candidato? Isso mostra o momento que estamos vivendo no país de ameaça a democracia. Estamos vivendo um estado de exceção quando o artigo 5º da Constituição da Constituição não é respeitados. Ele está vigente”, disse o governador do Piauí, se referindo à princípio da presunção da inocência que é violado ao determinar a prisão automática em segunda instância, antes do trânsito em julgado, caso que se enquadra na situação do ex-presidente Lula.

Também participam da coletiva os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel, da Bahia, Rui Costa, além da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, do candidato a vice-presidente na chapa de Lula, Fernando Haddad, a deputada Manuela d'Ávila, candidata a vice de Lula caso ele seja inabilitado pela Justiça eleitoral.

Pimentel destacou a sua trajetória na luta contra a ditadura militar para que o Brasil pudesse viver na democracia. "Temos aqui hoje um ato que se deve a resistência do povo brasileiro. Esse ato seria impossível naquela época", lembrou o governador de Minas, enfatizando a importância do estado democrático de direito.

"Eu creio que o povo brasileiro está dando hoje uma demonstração clara de que não quer isso de volta, nem em sonho", completou o governador mineiro.