Movimentos em Brasília: Lula está preso injustamente

O registro da candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República levou às ruas de Brasília nesta quarta-feira (15) milhares de manifestantes integrantes de movimentos social, sindical e popular. Ativistas do PT, PCdoB, Pros, PCO, Via Campesina, MST, CUT, Frente Brasil Popular, Contag, CTB, UNE, FUP, CNE, Ubes, Mulheres, LGBT, Levante, UJS, JPT, Conen, MAB, MPL, Conan, CMP, Marcha de Moradia, entre outros, estiveram entre o público estimado em 50 mil pessoas.


Por Railídia Carvalho

Caminhada até o TSE. registro LUla . 15 de agosto de 2018 - Matheus Alves

Ao lado de diversas lideranças populares e de trabalhadores, petroleiros de todo o país chegaram à Brasília para participar do ato público em frente ao TSE.  "Em defesa da Petrobras, não à venda das estatais e pela volta da soberania e democracia. É Lula Livre e inocente", declarou Simão Zanardi, diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Itamara Almeida, do Movimento de Mulheres Camponesas, que participou da Marcha Nacional Lula Livre, afirmou que os trabalhadores estão em Brasília porque acreditam na inocência do ex-presidente. "A defesa de Lula é a defesa da democracia. Quando o país sofre um golpe as mulheres são as mais atingidas pelos retrocessos".

"A luta por Lula Livre e Lula preso politico já é internacional. Cuba durante todas as comemorações do 1º de maio a palavra de ordem era Lula livre", lembrou Marluzio Ferreira Dantas, do PcdoB do Espírito Santo e presidente estadual da Associação Cultural José Martí.

Beatriz Silva de Souza, representando o Movimento de Atingidos por Barragens da Bahia falou sobre o Brasil dos sonhos. "O Brasil que a gente quer é com Lula Livre, um país sem miséria e sem corrupção".

Confira algumas imagens da manifestação em Brasília pelo registro de Lula Candidato: