Mujica renuncia ao Senado mas seguirá na militância popular

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica, conhecido em toda a América Latina pelas suas políticas progressistas e pela sua luta intensa a favor dos movimentos sociais, renunciou nessa terça-feira (14) ao seu mandato de senador 

José Mujica - Occupy

"Os motivos são pessoais, diria 'cansaço de longa data'", afirmou Mujica em uma carta entregue à presidente do Senado, Lucia Topolansky (que também é sua esposa), onde explica os motivos de sua saída. "No entanto, enquanto a minha mente funcionar, não posso renunciar à solidariedade e à luta de ideias", reitera ele no documento. Sua cadeira será ocupada por Andrés Berterreche, engenheiro agrônomo. 

Pepe Mujica está com 83 anos, e governou o Uruguai entre 2010 e 2015. Em seu governo foram aprovadas importantes leis progressistas que visam a igualdade, como o casamento gay, o aborto e a regularização da produção e consumo de maconha. Além disso, sua carreira como político sempre foi marcada pela luta a favor dos interesses do povo e dos movimentos sociais, tornando Mujica reconhecido em toda a América Latina. 

Em 1960 chegou a atuar na guerrilha armada dos Tupamaros e foi preso mais de uma vez durante a ditadura civil-militar uruguaia, entre 1973 e 1985.

Em 2015 assumiu o mandato como senador pelo MPP (Movimento de Participação Popular), logo após deixar a presidência. Sua figura carismática ganhou notoriedade, uma vez que o ex-presidente anda em um fusca azul e possui uma casa na periferia da cidade.