Inaugurado Hospital Regional de Chapadinha

 

Inaugurado Hospital Regional de Chapadinha
Ana Alves da Conceição é renal crônica há 18 anos e tinha que se deslocar para São Luís três vezes por semana para fazer sessões de hemodiálise no Hospital Universitário Presidente Dutra. Ela foi conhecer a sala de diálise do Hospital Regional de Chapadinha, inaugurado neste sábado (11) pelo Governo do Estado.

"Esse hospital vai melhorar muito minha vida. Não vou mais precisar sair 4 horas da manhã de casa para pegar uma van e ir para São Luís, vou fazer aqui na minha cidade, perto da minha casa", conta Dona Ana, que perdeu as contas das vezes que teve que fazer o trajeto até São Luís.

"Agora, além da economia financeira, vou economizar o tempo que perdia. Era praticamente o dia todo perdido, sem falar que sempre passava muito mal nas indas e vindas até Chapadinha", relembra a paciente.

Dona Ana faz parte das milhares de pessoas da região do Baixo Parnaíba que passam a ser atendidas pelo Hospital Regional de Chapadinha, localizado às margens da MA-230. A unidade possui 52 leitos e atendimento por demanda referenciada durante 24h – incluindo sábados, domingos e feriados. Com isso, a população vai poder contar com consultas na área de cardiologia, cirurgia vascular, ortopedia, nefrologia, ginecologia e obstetrícia de alto risco.

Além de garantir atendimento ambulatorial, exames e consultas médicas especializadas, a nova unidade passa a oferecer o serviço de hemodiálise, que será realizado em três turnos para atendimento aos pacientes crônicos da região.

"Um grande sonho realizado com a entrega do sétimo hospital regional realizada pelo Governo do Estado. O Hospital de Chapadinha era um anseio de todo população do Baixo Parnaíba, que passa oferecer atendimento ortopédico, a primeira UTI da região e o tratamento para diálise, encerrando o sofrimento dos pacientes que precisam se deslocar até a capital para fazer as sessões", conta o secretário de Saúde, Carlos Lula.

Além dos serviços ambulatoriais, o Hospital Regional de Chapadinha tem estrutura para internação e serviço de apoio a diagnóstico e tratamento como análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia, tomografia, eletrocardiograma, endoscopia e agência transfusional.

"Esse hospital é uma grande benefício para Chapadinha e para a região do Baixo Parnaíba toda. É um hospital muito bem equipado, perfeita infraestrutura e, além de tudo, com uma equipe especializada para atender a população", destaca o prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar.

Equipe especializada

A unidade conta com 335 profissionais de nível médio, técnico e superior trabalhando para melhor atender a população. Desse total, 85 profissionais foram aprovados pelo concurso da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

São pessoas como Andressa Ramos, enfermeira, que fala com alegria do início das operações da unidade.

“É uma satisfação muito grande compor a equipe do Hospital de Chapadinha. Estamos aqui como concursados, pessoas preparadas para fazer a diferença e prestar um serviço de excelência à população", destacou.

Rede de Saúde

Entre os hospitais regionais e macrorregionais entregues pelo Governdo do Estado desde 2015, estão as unidades de Pinheiro, Caxias, Santa Inês, Bacabal, Imperatriz, Balsas e Chapadinha.