Sem categoria

Mikis Theodorakis, grande compositor grego, segue firme

O lendário compositor grego Mikis Theodorakis, autor das músicas de filmes como Zorba o grego (1964), Z (1969) e Estado de sítio (1972), teve alta hospitalar na terça-feira (7); ele – que está com 93 anos de idade – havia sofrido um ataque cardíaco, na semana passada

Mikis Theodorakis

Seus médicos informaram que sua vida está fora de perigo, embora sua idade avançada os mantenha vigilantes.

Theodorakis é um dos mais importantes compositores gregos que, em 1980 recebeu, em reconhecimento à sua obra, o Prêmio Lênin da Paz. Sua carreira inclui composições sinfônicas, oratórios, música de câmara, para ballet, teatro, ciclos de canções, além de revolucionar a cultura popular de seu país.

Para o cinema, criou trilhas sonoras de muito sucesso para filmes cultuados, numa longa lista que inclui, além dos já citados, As troianas (1971) e Serpico (1973), entre outros.

Homem de esquerda, é conhecida sua longa história de ativismo político democrático. Sob a direção dos comunistas gregos, participou da resistência contra a ocupação nazista da Grécia durante a Segunda Grande Guerra, tendo sido preso várias vezes em campos de concentração, e torturado. Foi militante comunista durante a guerra civil que seguiu à grande guerra (1946-1949); mais tarde, lutou contra a “ditadura dos coronéis” (1967-1974). Recentemente, denunciou a austeridade imposta à Grécia pelos credores, locais e estrangeiros, devido à crise financeira de 2010.

Confirma a música original do filme Zorba, o Grego, composta por Theodorakis:



Confira outras composições de Mikis Theodorakis: