Lula mantém vantagem nacional e lidera intenções de voto em São Paulo

Pesquisa do instituto MDA somente no estado de São Paulo, divulgada nesta quarta-feira (8) e encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), mostra que nas eleições presidenciais Lula mantém a vantagem que tem nacionalmente e derrotaria os tucanos que governam o estado há 24 anos.

Lula em SBC - Foto: Paulo Pinto/FotosPublicas

De acordo com a pesquisa, em São Paulo Lula aparece com 21,8% das intenções de voto. O ultraconservador Jair Bolsonaro (PSL) ocupa a segunda posição com 18,4%. Brancos e nulos somam 17,0% e indecisos, 9,8%.

O tucano Geraldo Alckmin (PSDB), que foi governador por três mandatos, aparece com 14,0%.

Anda de acordo com a pesquisa, Marina Silva (Rede) tem 6,7%; Ciro Gomes (PDT), 5,0%; e Alvaro Dias (Podemos), 1,4%. Manuela D’Ávila (PCdoB), que abdicou da candidatura para ser vice na chapa de Lula, aparece com 1,3%, seguida por Guilherme Boulos (PSOL), com 1,0%. João Amoêdo (Novo), 0,8%; Vera Lúcia (PSTU), com 0,8%.

Puxado pela rejeição de Michel Temer, o candidato do governo e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB), tem apenas 0,7%, à frente apenas de Levy Fidelix (PRTB), 0,3% – que também retirou a candidatura para apoiar Bolsonaro – e João Goulart Filho (PPL), com 0,3%.

José Maria Eymael (DC) e Paulo Rabello de Castro (PSC) têm 0,1%.

No cenário em que o presidente Lula não está e o ex-prefeito Fernando Haddad entra como candidato, o cenário muda. Bolsonaro aparece empatado com Alckmin, dentro da margem de erro, sendo 18,9% e 15%, respectivamente.

Marina fica em terceiro com 8,4%, empatada tecnicamente com Haddad, que tem 8,3%. Ciro Gomes aparece com 6,0%; Alvaro Dias 1,8%, e Manuela 1,7%.

Sem Lula, brancos e nulos sobem de 17% (no cenário com Lula) para 22,0%. E os indecisos de 9% para 12,5%.

O levantamento entrevistou 2.002 pessoas em 75 municípios paulistas entre os dia 2 e 5 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-04729/2018.