Frente Popular de PE confirma chapa majoritária com Paulo e Luciana

Neste domingo (5), o Clube Internacional do Recife foi palco de uma grande festa da democracia e da unidade, durante a convenção da Frente Popular de Pernambuco que oficializou a candidatura do governador Paulo Câmara (PSB) à reeleição, tendo a deputada federal e presidenta do PCdoB, Luciana Santos, como candidata a vice-governadora. A chapa majoritária conta ainda com o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) e o senador Humberto Costa (PT), como candidatos a senadores.

Frente Popular de Pernambuco confirma chapa majoritária com Paulo e Luciana - Sergio Bernardo/JC Imagem

Em um ambiente de muito frevo e forró, Pernambuco fez ouvir sua voz contra a ditadura militar, pela democracia e pela liberdade e com palavras de ordem os pré-candidatos saudaram o público presente. Renildo Calheiros, (foto abaixo) pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB, falou em nome do partido no estado. “Olho para essa chapa que se forma e me lembro de quantas jornadas tivemos aqui e mais do que nunca creio ser necessário nós unirmos, os homens e as mulheres de bem, para enfrentarmos os desafios do desgoverno de Michel Temer e derrotar sua chapa no estado”, disse.

A importância de derrotar o programa ultraliberal de Temer e daqueles que representam a continuidade do seu governo foi lembrada em várias intervenções. O senador Humberto Costa (PT) foi um deles. O público recebeu o petista ao som de “Vai avançar, vai avançar, a unidade popular”. Durante sua fala, várias vezes, o público interrompeu em coro: Lula livre!

A deputada Luciana Santos (foto acima) foi recebida pelo público com o carinho costumeiro e com o reconhecimento pelo seu esforço em construir a unidade no campo da esquerda, não só em nível estadual, como também em âmbito nacional. Ela se disse honrada em assumir a vaga de pré-candidata a vice-governadora e evocou a memória de mulheres ícones da História de Pernambuco, a exemplo das Mulheres de Tejucupapo, Adalgisa Cavalcanti, primeira deputada do estado; e de Júlia Santiago, primeira vereadora do Recife, ambas ligadas ao PCdoB.

Luciana também lembrou o ex-governador do estado Miguel Arraes e a tradição de construção da Frente Popular, buscando unir diferentes forças políticas em torno do bem comum e de um projeto político avançado e capaz de estabelecer novos marcos de desenvolvimento para o estado. “O povo pernambucano é um povo altivo, libertário, que ama seu estado e, por isso, está preocupado em enfrentar essa crise econômica, social e política no Brasil. É por isso que a gente se une, a gente se une para superar os desafios e fazer valer os preceitos de um Pernambuco próspero, forte e inclusivo”.


Convenção foi uma grande festa com muita cor e frevo

Em sua fala a presidenta do PCdoB citou, ainda, a aliança entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Eduardo Campos (in memorian) e como essa união garantiu a mudança da matriz econômica do estado e o enfrentamento à desigualdade regional no país. Por fim, Luciana citou o impacto da crise e os efeitos do desgoverno de Temer nos estados e elogiou a condução de Paulo Câmara diante desse processo, sobretudo, em relação à transferência da Hemobras, às questões da Refinaria Abreu e Lima e à privatização da ChesfF.

“[Governador] Você está aqui de maneira altiva, de cabeça erguida, dizendo ao povo de Pernambuco que você liderou a maior resistência ao desmonte do Estado brasileiro no estado de Pernambuco”. 


Governador Paulo Câmara fala ao microfone

Câmara, por sua vez, enfatizou os feitos do Governo nas áreas de educação, saúde e segurança pública. "Temos a maior rede de escolas públicas em tempo integral do país. Na saúde, nunca foram feitas tantas consultas como agora e estamos no oitavo mês de redução dos homicídios no estado. Vamos continuar fazendo esse trabalho", disse. O governador criticou o governo federal.

Até o momento a Frente Popular é composta por 12 partidos: PSB, PCdoB, PT, MDB, PP, SD, PPL, PMN, PSD, PR, Patriota e PRP

Convenção estadual

A convenção eleitoral estadual do PCdoB pernambucano aconteceu pouco antes do encontro da Frente Popular de Pernambuco, na sede do partido, no Recife. Além da indicação de Luciana Santos para candidata a vice-governadora de Paulo Câmara, os comunistas referendaram 73 candidaturas para a disputa por vagas na Assembleia Legislativa, entre elas a do ex-deputado João Paulo Lima. Para a disputa como deputado federal foi homologada a candidatura do ex-deputado e ex-prefeito de Olinda Renildo Calheiros.

Do Recife, Ana Cristina Santos