Eleições 2018: PCdoB-CE realiza Convenção Estadual Eleitoral

Mais um dia para entrar na história do Partido mais antigo do país. Foi com o sentimento de compromisso com o Brasil que as centenas de delegados, amigos, pré-candidatos, representantes de partidos políticos aliados e lideranças das diversas frentes dos movimentos sociais de vários municípios cearenses lotaram as dependências do auditório Murilo Aguiar, em Fortaleza, neste sábado (04), para participar da Convenção Estadual Eleitoral do PCdoB-CE.

Eleições 2018: PCdoB-CE realiza Convenção Estadual Eleitoral

Teve festa, gritos de guerra, militância organizada, punhos erguidos, sorrisos, abraços e o compromisso de, através do voto, garantir o êxito do projeto eleitoral do PCdoB no Ceará e no Brasil. O desejo por unidade e a aliança das forças políticas democráticas estiveram em quase todas as falas, demonstrando a capacidade de união, diálogo, clareza e consciência políticas de que só unindo as forças de todos os que se preocupam com o povo e com o país, poderá ser barrado o avanço do retrocesso.

Luis Carlos Paes de Castro, presidente estadual do PCdoB-CE, reforçou o caráter polarizado que irá permear as próximas eleições, principalmente neste cenário político pós-golpe. “A batalha será entre os que querem destruir o Brasil e os que ainda o defendem. Nós não vamos permitir que os golpistas que buscam enfraquecer a classe trabalhadora e entregar a nossa riqueza ao estrangeiro nos derrotem. Temos condições de construir um grande Brasil e, por vários momentos, já demonstramos isso. Nosso caminho é o de independência, soberania, desenvolvimento, dos que educam, dos que defendem o fim das desigualdades e querem que a vida do povo melhore. É disso que se trata a próxima disputa. Não podemos, neste momento, colocar como prioridade interesses partidários e pessoais. Conclamamos o povo e os partido à unidade”, ratifica.

E é a mesma unidade que prioriza uma vida melhor para o povo que também norteia o projeto eleitoral do PCdoB no Ceará. “Estamos aliados em torno da candidatura de Camilo Santana. Ele demonstrou ter a capacidade de fazer política ampla”, defende. Além da chapa majoritária, está na prioridade do projeto eleitoral do PCdoB-CE aumentar a participação comunista na Assembleia Legislativa do Estado e na Câmara Federal. “Nosso foco é eleger dois deputados federais e pelo menos três deputados estaduais. Para isso montamos chapas altamente representativas, com intensa participação de candidaturas de jovens, mulheres, representantes de movimentos sociais e lideranças”, destaca Paes.

O dirigente comunista conclama ainda a participação individual de cada um daqueles que acreditam que o voto ainda é o meio legítimo e democrático de o povo escolher seus representantes. “Cada um de nós sairá daqui com esta tarefa: divulgar nossas candidaturas, realizando uma campanha empolgante, que mobilize o povo e os trabalhadores. A vitória está ao nosso alcance. Ao nosso lado estará, como sempre esteve, o nosso maior diferencial: nossa militância engajada, consciente e empenhada. Unidos, somos capazes de superar os obstáculos e garantir nossa vitória nessas eleições. E essa vitoria não será só nossa, mas de todo o povo brasileiro, que clama por justiça e pelo fortalecimento da democracia”, afirma.

Falando como membro do Comitê Central do PCdoB e pré-candidato a deputado federal, Inácio Arruda também enalteceu o caráter festivo e político da convenção, em especial no momento “caótico” que o país vive. “Somos um Partido de história, preocupados com o presente, mas sempre pensando no futuro. Enquanto eles disseminam o sentimento de criminalizar a política para que o povo se desmobilize, nós apresentamos a candidatura de Manuela D’Ávila, jovem, corajosa, mulher do povo, preparada e lutadora, defendendo onde quer que seja a unidade das esquerdas e a liberdade de Lula, exercendo papel fundamental neste período”, enumera.

Inácio também destacou a importância de reforçar as bancadas comunistas nos parlamentos de todo o país, por serem quadros aguerridos e comprometidos com o povo. “Ter uma bancada forte é garantir que os interesses do povo estarão preservados”. No Ceará, o comunista enaltece a atuação de Camilo Santana à frente do Governo estadual, mesmo diante de uma crise política, econômica e hídrica. “Ele tem capacidade de governar, com competência. Quase não enfrentou oposição porque sabe dialogar e respeitar aliados e opositores. Vamos garantir sua vitória já no primeiro turno”, desafia.

O pré-candidato ressaltou também a força da militância do PCdoB. “Agora chegou a nossa vez. Vamos cair em campo, dialogar com o eleitor, debater nosso projeto, apresentar nossos candidatos. E isso não se trata de pensar na nossa vidinha, mas da nossa atuação espera e depende o futuro do país. Vamos eleger uma bancada aguerrida, corajosa e de ousadia, que construa nosso projeto com ideias e a consciência de saber o que o povo quer. É a essa militância que entregamos o nosso futuro”, enaltece.

Chico Lopes, também pré-candidato à reeleição como deputado federal, destacou o caráter desafiador das próximas disputas eleitorais. “Vivemos um momento importante e sabemos que as eleições são a única via de sustentar o país. Este não é só desejo do PCdoB e dos nossos militantes, mas de todos os democratas e dos brasileiros que têm respeito pelo Brasil. Temos história, estamos na luta, temos coragem e vamos continuar defendendo nossas riquezas e nossos direitos. Viva o PCdoB!”, comemorou.

Mais participações

O vereador Acrísio Sena, presidente do PT de Fortaleza, participou da convenção. Segundo ele, o país atravessa uma “cruzada histórica” que exige, mais do que nunca, a unidade. “E o PCdoB, que sempre foi nosso aliado, continua nos dando exemplo desta força de luta e resistência. Disso depende a reconstrução do país, que passa também pela luta pela liberdade de Lula. Parabéns, PCdoB!”, enalteceu o petista.

O governador Camilo Santana (PT) também prestigiou o encontro dos comunistas no Ceará. Citando, dentre outras lideranças, Carlos Augusto Diógenes – o Patinhas, ele falou de sua imensa admiração por alguns quadros do PCdoB: Chico Lopes, a quem chamou de “patrimônio político do Ceará; Inácio Arruda, que compôs seu secretariado estando à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado; e João Ananias, “exemplo de homem público em quem a gente deve se inspirar”.

Em sua intervenção, Camilo destacou que o PCdoB tem sido “parceiro importante” neste processo de construção de um Ceará mais justo. “Vocês têm dado grande contribuição a nosso governo”, reconhece. “Agradeço o PCdoB que tem enfrentado conosco, com garra, trabalho e diálogo, este desafio”.

Diante do momento de ameaças à democracia, o governador ressaltou conquistas alcançadas por sua gestão, com a colaboração comunista. “Apesar do momento difícil na economia, o Ceará tornou-se exemplo em equilíbrio fiscal, educação, habitação e valorização dos servidores. Certamente o PCdoB é grande parceiro neste processo e para dar continuidade às conquistas, precisamos eleger deputados que defendam o Brasil, o Ceará e o povo. Muitos desses nomes estão aqui”, ratifica.

Camilo também destacou a defesa pela liberdade de Lula para garantir o processo democrático e conclamou todos a lutar para o êxito nas urnas. “É uma honra estar aqui nesta convenção que reúne pessoas que eu tanto admiro. Desejo sorte a cada e ratifico que todos nós temos a missão de conversar, manter um debate sério, sincero e honesto com os eleitores contra os candidatos oportunistas. Sabemos que os desafios são muitos, mas a esperança é que nos move. Vamos à luta!”, conclamou.

Mais

Participaram da convenção, além de delegados e pré-candidatos, prefeitos, vereadores, dirigentes municipais do PCdoB e representantes das mais diversas frentes dos movimentos sociais de vários municípios do Ceará.

Além de Camilo Santana e Acrísio Sena, ambos do PT, o deputado federal Odorico Monteiro (PSB) também prestigiou o encontro.

A plenária aprovou, por unanimidade, os nomes de Camilo Santana (PT) para Governador, Izolda Cela (PDT) para vice-governadora e Cid Gomes (PDT) para o Senado. Além disso, também foi aprovada a lista apresentada com os nomes dos candidatos a deputado(a) federal e a deputado(a) estadual.

Sobre as definições acerca de coligações, os comunistas também delegaram à Comissão Política do PCdoB-CE deliberarem sobre as alianças. Uma reunião extraordinária já foi convocada para ser realizada neste domingo (05), a partir das 16h, na sede Comitê Estadual do Partido. O encontro irá definir questões que ainda seguem em discussão.

Candidatos a Deputado (a) Federal

Chico Lopes, Inácio Arruda, Sílvia Cavalleire, Jarbas Bezerra e Pedro Lima.

Candidatos a Deputado (a) Federal

Acaci, Ana Angélica, Augusta Brito, Carlos Felipe, Helena Fernandes , Evaldo Lima, Jacinto Araujo, Preto Zezé , Gabriel Santana, George de Melo Júnior, George Valentim, Germana Amaral, Jadson, Joan Lobachevsky, José Ribamar, José Tavares, Lula Morais , Marciano Saraiva, Maria Dara, Maria do Socorro, Tarcíla Pinheiro, Fabrício Ferreira, Nelson Araújo, Raquel Andrade, Roberto Leite, Sonia Rodrigues, Teresinha Brício, Wilton Lira, Willian e Glauco Holanda.