Maranhão foi o único a inserir dados no Censo Escolar dentro do prazo

 

Maranhão foi o único estado a inserir todos os dados no Censo Escolar dentro do prazo
O Maranhão foi o único estado da federação a inserir todos os dados de escolas das redes estadual, municipal, federal e privada no Censo Escolar, dentro do prazo estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que encerrou na última terça-feira (31).

Nessa etapa foram informados dados sobre escolas, turmas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica. De acordo com o mapa das escolas disponível no endereço eletrônico do Inep, o Maranhão informou 100% das 11.970 unidades escolares existentes em todo o estado. A média brasileira foi 81,84%, considerando o universo de 187.375 escolas.

Para o superintendente de Estatísticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e coordenador estadual do Censo Escolar, Mário Alberto Xavier Gomes, o êxito do Maranhão deve-se ao trabalho de orientação e acompanhamento do órgão. “A Seduc realizou o acompanhamento e orientações às quatro redes de ensino. Além disso, em regime de colaboração com os municípios, foram promovidos capacitações e encontros locais e firmadas parcerias com entidades municipalistas como a Famem [Federação dos Municípios do Estado do Maranhão]”, ressaltou.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou o empenho da equipe das redes de ensino para inserção dos dados no Censo Escolar. “Parabenizo os técnicos e gestores educacionais pelo brilhante trabalho que, além de obedecer ao prazo do Inep, foi feito com muito zelo, dedicação e transparência”, enfatizou.

Censo Escolar

O Censo Escolar revela a situação da educação no país, subsidiando a elaboração, aplicação e avaliação das políticas públicas na área educacional, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de outros programas relacionados à entrega de livros didáticos, alimentação escolar, transporte escolar, dentre outros.