ONU condena descaso do Estado colombiano com acordo de paz

O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta quinta-feira (26) para debater sobre o processo de paz na Colômbia, que atualmente está ameaçado, neste processo de transição dos governos de Juan Manuel Santos para Iván Duque, o presidente de extrema-direita recém eleito. A organização afirmou que o país está marcado por uma “incerteza” que gera desconfiança nos ex-guerrilheiros.

Conselho de segurança da ONU - Efe

A ONU exige que as autoridades colombianas empenhem em esforços em restaurar a confiança entre os ex-guerrilheiros das Farc porque estes têm denunciado que o governo não vem cumprindo com sua parte no Acordo de Paz que deu fim aos mais de 50 anos de guerra no país.

Nesta quinta-feira (26), o secretário-geral da ONU, António Guterres, apresenta um informe sobre os avanços e desafios que o processo de paz deve enfrentar. Desde de que foi assinado pelas duas partes, sob a supervisão das Nações Unidas e de chefes de Estado de diversos países, a ex-guerrilha tem cumprido com o que lhe diz respeito, mas o mesmo não aconteceu com o lado do Estado.

Diante deste cenário desfavorável para a construção da paz estável e duradoura, o representante especial da ONU para a Colômbia, Jean Arnoult, fará algumas considerações sobre o trabalho da missão no país sul-americano.

Este texto será analisado, posteriormente, pelo Conselho de Segurança. Guterres afirmou, porém, antes mesmo deste informe, que as autoridades colombianas tem a “responsabilidade crítica” de trabalhar para recuperar a confiança dos membros da ex-guerrilha que hoje se converteu em partido político.

Com a onda de violência que tem levado à morte de dezenas de dirigentes sociais na Colômbia, a ONU afirma que o país segue marcado por uma “incerteza” que gera desconfiança nos integrantes das Farc.