Facebook exclui 196 páginas e 87 contas ligadas ao MBL por fake news

Nesta quarta-feira (25), o Facebook excluiu uma rede de páginas e contas do Movimento Brasil Livre (MBL) sob o argumento de que os perfis eram utilizados para propagar notícias falsas pelo grupo de extrema-direta. As informações são da ag~encia Reuters.

Liderança da juventude conservadora do Brasil, Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre

De acordo com a agência, foram desativados 196 páginas e 87 contas no Brasil por sua participação em "uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação". 

"A máquina das fake news no Brasil sofreu um baque", afirmou a pré-candidata à presidência pelo PCdoB, Manuel D'Ávila, que é alvo frequente do MBL de ataques nas redes sociais. "Segundo a agência Reuters o Facebook retirou do ar uma rede de páginas do MBL que tinham como objetivo propagar mentiras", reforçou Manuela.

Segundo comunicado, o Facebook afirma que retirou a rede do ar no Brasil após uma "rigorosa investigação" porque os perfis envolvidos eram falsos ou enganadores, violando sua política de autenticidade.

Segundo fontes da Reuters, a rede era administrada por membros importantes do MBL. As páginas desativadas tinham, ao todo, cerca de meio milhão de seguidores. Elas replicavam "notícias" relacionadas à política, com uma abordagem conservadora, de sites como Jornalivre e O Diário Nacional, entre outros.