Bresser-Pereira: Parcialidade de Moro mostra que ele "não é um juiz"

Em sua página nas redes sociais, o economista e advogado Luiz Carlos Bresser-Pereira, que foi fundador do PSDB, afirma que a postura parcial e política do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, “é parte em uma guerra sua e de sua força tarefa contra Lula”.

Bresser-Pereira - Foto: JB

Segundo o economista, Moro "é mais do que parcial". "Um juiz é parcial quando se inclina por uma parte contra a outra. Não é esse o caso do juiz Moro", disse Bresser.

Para ele, a operação Lava Jato foi um processo originalmente admirável "porque denunciou e prendeu um conjunto de bandidos evidentes", mas desvirtuou de seus propósitos por razões políticas.

"Para ter mais legitimidade justo às elites e à grande imprensa, que se opõem a Lula por razões ideológicas, e para não ser incomodado com os abusos de direito que logo começou a praticar contra os indiciados, adotou uma estratégia política – a de considerar Lula, “o chefe da grande quadrilha” que a operação denunciou. Não tinha nenhuma prova disto, mas fez essa afirmação nos press-releases da força-tarefa e no famoso e ridículo power point do procurador Dellagnol", lembrou.

Segundo Bresser-Pereira, Moro e os procuradores da Lava Jato acreditavam que a "denúncia acabaria com Lula". "Mas foi o contrário o que aconteceu. Ficou claro para um grande número de brasileiros que estamos diante de um processo de perseguição política que teve como coautores os três desembargadores do tribunal de Porto Alegre", salientou.

De acordo como o economista, um juiz que adota uma estratégia política como a que foi adotada na operação Lava Jato "não é verdadeiramente um juiz – é uma parte em uma luta pessoal que se apoia no princípio de que os fins justificam os meios".

"Não vejo, porém, como é possível “moralizar o Brasil” agindo contra a ética da própria profissão e o Estado de direito", completou.