Unegro: Vamos manter pressão pela representação negra nas novelas

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) reafirmou nesta terça-feira (17) após audiência no Fórum Rui Barbosa, em Salvador, que manterá a pressão “nas ruas e nos tribunais” sobre a Rede Globo de televisão para que atores e atrizes negros tenham espaço nas telenovelas e na grade geral da programação. A postura da Unegro é resposta à emissora da família Marinho que diz não considerar justa a Ação Civil Pública de autoria da entidade.

Unegro em audiência de conciliação com a rede globo. Novela segundo sol julho de 2018 - Unegro

A estreia da novela Segundo Sol que se passa em Salvador com elenco majoritariamente de atores não negros levou a Unegro a ingressar com uma Ação Civil Pública contra a emissora. A Unegrop alegou que o elenco da novela não representa a sociedade da metrópole que tem 85% da sua população de etnia negra. Nesta terça-feira (17), advogados da Globo e da Unegro não chegaram a uma conciliação.

"Diante da negativa, a Unegro reafirma sua disposição em continuar a luta nas ruas e nos tribunais para que a ausência de representação negra nas telenovelas como também na grade geral das redes de televisão sejam superadas”, declarou Angela Guimarães, presidenta nacional da Unegro.

Punição exemplar a Globo

Além de Angela, participaram da audiência as advogadas da Unegro, Aline Moreira, Darci Xavier e Maira Vida. “Vamos até o fim com esta Ação Civil Pública e diante da negativa da Globo em atender ao proposto na Ação, queremos a punição exemplar da emissora, de modo que os princípios da dignidade humana da população negra consagrado na Constituição sejam garantidos", enfatizou Ângela Guimarães.

Também estiveram no fórum, presentes à audiência, Valdirene Assis, Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) e coordenadora Nacional da Coordigualdade (Coordenadoria do MPT qu trata do tema) e a procuradora do MPT-Bahia, Virgínia Senna. Em notificação feita em maio à Globo, o MPT havia sugerido à emissora que tomasse providências para respeitar a diversidade racial.