Eletricitários mantém paralisação mesmo após suspensão de leilão

Um dia antes de os trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico realizarem em todo o país o Dia Nacional de Luta contra a Privatização do Sistema Eletrobras, com atos e paralisações em vários estados, o governo do golpista e ilegítimo Michel Temer (MDB/SP) decidiu suspender o leilão de seis distribuidoras que operam em estados no Norte e Nordeste. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União.

urbanitários do acre em greve 17 de julho de 2018 defesa eletrobras - reprodução

A suspensão decorre de uma decisão liminar da 19ª Vara Federal do Rio de Janeiro na quinta-feira passada (12), que determinou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) interrompesse o processo iniciado por um edital de privatização. A decisão se baseou em liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que determinou que processos de privatização devem ser autorizados pelo Congresso Nacional.

Mesmo com a suspensão dos leilões, a categoria decidiu manter os atos e paralisações programadas para esta terça-feira (17). Segundo a Coordenação Nacional dos Eletricitários (CNE), trabalhadores entraram em greve em unidades dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Alagoas e Piauí. Nos demais estados, estão sendo realizadas assembleias e atos nos locais de trabalho.

No Dia Nacional de Luta Contra a Privatização do Sistema Eletrobras, os cerca de 23 mil trabalhadores e trabalhadoras da geração, transmissão e distribuição de energia do sistema Eletrobras lutam contra a venda e o desmonte da estatal. A categoria reivindica ainda a saída do atual presidente, Wilson Ferreira Pinto Jr., que tem trabalhado para privatizar a empresa que concentra 31% da capacidade brasileira de geração de energia.

Victor Frota da Silva, integrante da direção do Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal, explica que a mobilização da categoria foi mantida porque, apesar da suspensão temporária dos leilões, o governo pode derrubar essa liminar a qualquer momento.

“Ainda que ele não consiga manter o leilão para dia 26, ele vai tentar remarcar. E o objetivo principal é barrar a privatização das distribuidoras”, diz.

Segundo ele, o governo, vendo que estava enfraquecido, adotou a mesma estratégia de fatiamento da empresa que tenta fazer com a Petrobras, outra estatal importante para o País.

Silva se refere ao fato de que o Planalto teve dificuldades em aprovar um Projeto de Lei que permitia a privatização de todo o sistema Eletrobras e tenta, agora, vender o patrimônio da Eletrobras por partes.

Confira imagens das paralisações desta terça-feira:

Maranhão 

Rondônia

Roraima