Curso PCdoB e as Eleições avança no estado de São Paulo

O Comitê Estadual de São Paulo vem ministrando o CPE – Curso PCdoB e as Eleições em várias cidades do estado. Até o momento, foram 11 aulas, que atenderam 170 camaradas de 23 cidades. A maior turma foi a de Americana, com 40 alunos. O curso que reuniu mais cidades foi o de Jundiaí, com 9 municípios participantes. Há CPEs marcados para o dia 19 de julho em Atibaia e 21 de julho em Osasco e Santo André.

CPE Botucatu

Neste último fim de semana, o da final da Copa do Mundo, realizaram-se CPEs em São José do Rio Preto, Botucatu e Guarujá.

Em Rio Preto, dia 14 de julho, a aula ficou por conta de Elder Vieira, do Comitê Estadual e responsável pela Escola do Partido em São Paulo. Doze alunos debateram a tática política e eleitoral dos comunistas em 2018 à luz da teoria marxista-leninista, do Programa Socialista e da Resoluções do 14º Congresso. Lá, o PCdoB retoma sua trajetória a partir da reestruturação de sua direção, que vem de realizar uma Conferência Municipal Extraordinária. Por isso que, para Carlos Alexandre, presidente do Partido e organizador do CPE local, o curso foi "um grande e acertado passo inicial para a consolidação de um belíssimo projeto".
 Já os demais alunos manifestaram nas redes sociais seu entusiasmo com o aprendizado proporcionado pelo CPE em Rio Preto: 

Neuza Simpson diz: "E que curso!!! Eu, arrogante, achava que conhecia 10% de política. Adorei. Quero ir a todos!". Ademir Rodrigues declara: "Superou as expectativas. Revigorado!". E Marlon Galafo registra: "Valeu muito a pena esse momento. Demais!!!".

São José do Rio Preto tem população estimada em mais de 450 mil habitantes e é governada pelo MDB e partidos coligados. O PCdoB já teve representação na Câmara em legislaturas anteriores, mas não logrou eleger vereador no último pleito. Cidade estratégia da região noroeste do estado, tem merecido zelo e empenho político do novo Comitê Municipal do Partido. O CPE faz parte do projeto de fortalecimento da legenda, em especial em 2018, em que a meta de reeleger o deputado federal Orlando Silva e uma bancada de parlamentares à Assembleia Legislativa está no centro dos objetivos partidários.

Botucatu

De Rio Preto, o CPE migrou para Botucatu. No dia 15 de julho, pela manhã, onze dirigentes e lideranças partidárias da cidade e de Bauru reuniram-se na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. Dentre elas, o Professor Caldas, presidente do PCdoB de Botucatu, professor Luiz Roberto, Secretário de Formação, e Majô Jandreice, ex-vereadora e Presidente do Partido em Bauru.

Programado para ser concluído antes da final entre França e Croácia, a aula estendeu-se até as 14h. A razão: a tática eleitoral do PCdoB em São Paulo. Vários foram os questionamentos sobre as possíveis alianças em torno da disputa ao Governo do Estado, tendo em vista, tanto os objetivos do Partido (derrotar os tucanos no território paulista, colaborar com o êxito do projeto Manuela 2018 e fortalecer a política de Frente Ampla contra o golpe e a crise), como os específicos (reeleger Orlando Silva deputado federal, eleger ao menos dois estaduais e fortalecer política e organicamente o PCdoB). As horas renderam tanto, que pediram bis: “Muito boa a formação. Que tenhamos mais. Momentos como este renovam nossas forças de lutar por um país melhor”, disse Maria Coletta, membro da direção.

Botucatu e Bauru, somadas, congregam pouco mais de meio milhão de habitantes. Possuem ambas um PCdoB experiente e sintonizado com a história política da região. Botucatu tem o vice-prefeito, e Bauru, ativa na luta por moradia, lança pré-candidatura à Assembleia Legislativa. Por isso, os presentes, com base no conteúdo da aula e suas vivências, demoraram-se em análises de cenários possíveis, tanto no que respeita à tática nacional, como no que concerne ao palco político estadual.

O secretário de formação de Botucatu, Luiz Roberto Oliveira, avalia positivamente o CPE. Considera que a aula repôs questões sob nova luz e gerou reflexões importantes, capazes de ajudar o coletivo em suas análises e posicionamentos. Ao final, satisfeito, o presidente Professor Caldas soltou entusiasmado: “Excelente curso. Aula muito boa de conteúdo e condução. Bons debates. Azar de quem perdeu!".

Guarujá

O CPE no Guarujá foi realizado na sede do Partido e contou com a participação de seis camaradas de sua direção. A aula foi ministrada por Antonio Galindo, do Comitê Municipal de São Vicente e formador da seção paulista da Escola Nacional.

A cidade possui mais de 315 mil moradores e é a terceira maior do litoral sul. O PCdoB participa da atual gestão municipal com Sidnei Aranha, Secretário do Meio-Ambiente, tem militantes localizados em outros postos da administração e conta com lideranças da UJS, da UBM e da Unegro.

Para outras informações sobre o CPE no Guarujá, clique aqui.