Golpe elevou número de lares que dependem dos aposentados

 Na esteira da recessão causada pelo golpe de 2016, nada menos que cerca de 10,8 milhões de pessoas dependem da renda dos aposentados e, somente no ano passado, o total de lares que dependem dos idosos passou de 5,1 milhões para 5,7 milhões. Desemprego, que segundo o IBGE alcança 13,2 milhões de brasileiros, é apontado como a maior causa desta situação.

Dinheiro - Reprodução

 Nada menos que cerca de 10,8 milhões de pessoas dependem da renda aposentados e, somente no ano passado, o total de lares que dependem dos idosos passou de 3,1 milhões para 5,7 milhões.

Os dados constam de uma pesquisa da consultoria LCA, feita a pedido do jornal O Estado de São Paulo. O desemprego, que segundo o IBGE alcança 13,2 milhões de brasileiros, é apontado como a maior causa desta situação.

Um outro levantamento, feito pela consultora Tendências, aponta que no Nordeste a Previdência, que respondia por 19,9% da renda das famílias em 2014, passou para 23,2% no ano passado.

No mesmo período, em nível nacional, o total de lares em que 75% da renda vem dos aposentados saltou de 16,3% para 18,5%. Nas residências onde mais de 75% vem das aposentadorias, o total de desempregados chega a quase o dobro da média nacional.