Tribunal confirma vitória de Maria do Rosário contra Gentili

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve, nesta quinta-feira (12), a condenação do humorista Danilo Gentili por ataques feitos em vídeo contra a deputada Maria do Rosário, do PT.

danilo gentili piadas racistas

Gentili havia sido condenado em primeira instância a indenizar a parlamentar em 15 mil reais. O acórdão da condenação ainda não foi divulgado, mas o TJ gaúcho confirma a informação. Segundo a assessoria da deputada, o valor da multa foi aumentado para 50 mil reais.

Em maio de 2017, Gentili rasgou e esfregou nas partes íntimas uma notificação extrajudicial enviada pela deputada, que pedia ao humorista a exclusão de mensagens ofensivas à petista de sua conta no Twitter. Nas imagens, Gentili vai a uma agência dos Correios e manda, no mesmo envelope, os papeis rasgados de volta à deputada. “Para a Maria do Rosário e para qualquer outro deputado de qualquer outro partido, eu pago o seu salário. Então eu decido se você cala ou não a boca, nunca o contrário”, disse à época.

Em nota, Maria do Rosário afirma que novamente "o machismo e a violência foram derrotados. "Essa decisão fortalece nossa atuação diária para que nenhuma pessoa seja ferida em sua dignidade. É um resultado pedagógico que contribui para desenvolver atitudes de respeito, principalmente para com as mulheres", comemora a parlamentar.

Não é o primeiro problema de Gentili na Justiça. Em 2016, a Justiça condenou Gentili a pagar 200 mil reais a Michelle Maximino, conhecida por já ter doado mais de 400 litros de leite materno. Na ocasião, ele chamou a enefermeira de "vaca" e a comparou com o ator pornográfico Kid Bengala.

Também nesta quinta-feira 12, o deputado Marcelo Freixo, do PSOL, entrou com uma ação contra Gentili por danos morais. O parlamentar pede 100 mil reais de indenização. Nas redes sociais, Gentili atacou o deputado. "Pô, Marcelo Freixo, mas você é uma farsa mesmo hein, seu merda. Aproveitando… E seus black blocs? Mataram mais alguém esses dias?", afirmou Gentili em um dos posts.