Começa amanhã mobilização para a Marcha Lula Livre em Pernambuco

Centrais sindicais, movimentos sociais e partidos políticos realizarão nesta sexta-feira (13) um dia de mobilização contra a “guerra jurídica”, em andamento, que visa impedir a soltura do ex-presidente Lula, preso na Superintendência da Polícia Federal do Paraná há mais de três meses. Com panfletagem por todo o Brasil, os organizadores da mobilização pretendem fazer um "esquenta" para a próxima segunda (16), quando será iniciada a Marcha Lula Livre, inclusive, em Pernambuco. 

Começa amanhã mobilização para a Marcha Lula Livre em Pernambuco - Divulgação

“Aqui em Pernambuco a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) se junta à Frente Brasil Popular e ao MST para que na próxima segunda-feira (16) se inicie a Marcha Lula Livre. O grupo sairá de Caruaru, no Agreste pernambucano, em direção ao Recife, percorrendo um trajeto de cerca de 100 quilômetros, com previsão de chegada a capital no dia 20 de julho. A intenção é juntar as forças democráticas do nosso país pela soltura de Lula e a garantia de sua participação no pleito eleitoral de outubro; por eleições livres; pela garantia do Estado Democrático de Direito; e pela retomada da soberania e a democracia em nosso país e, para isso, a soltura de Lula é fundamental”, destacou o presidente da CTB-PE, Helmilton Beserra.

Já o presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha, destacou a importância de ocupar as ruas no próximo período com atividades que devem se estender até agosto. "O movimento sindical e social precisa unir forças para ocupar as ruas e construir um grande dia de mobilização no dia 10 de agosto, quando iremos dizer um basta ao desemprego, à reforma da Previdência, à reforma trabalhista e à sanha política e entreguista do governo golpista de Temer", disse.

“O dia 10 de agosto será um dia nacional de luta com atos e paralisações em todo o país, organizados pela CTB, CUT, CSB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT. A mobilização vai cobrar do governo golpista a criação de programas e ações imediatas para enfrentar o desemprego e o subemprego crescentes, bem como a renovação da política de valorização do salário mínimo e a revogação dos retrocessos apontados pelos trabalhadores na ‘reforma’ trabalhista”, comentou o dirigente sindical. 

Para dia 15 de agosto está prevista mobilização em Brasília para marcar o dia do registro da candidatura de Lula à Presidência da República.

Do Recife, Audicéa Rodrigues, com informações de Matheus Lins e CUT-PE.