Em vídeo, Manuela mostra como é enfrentar o machismo institucional

Em um vídeo publicado nas redes sociais, a pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela D'Ávila, tenta demonstrar como o machismo institucional trata as mulheres, principalmente na política.

Manuela vídeo entrevistas - Reprodução

Jornalista por formação, Manuela elencou as diversas perguntas que são feitas a ela nas entrevistas para veículos de comunicação, mas resolveu apresentar essas perguntas como se fossem feitas para um homem pré-candidato.

Entre as perguntas estava o questionamento sobre depilação e corte de cabelo, por exemplo. De forma descontraída, Manuela inverte os papéis. "Por ser homem, candidato, o senhor considera que existem terrenos que o senhor não saiba ou não possa atuar?", foi uma das perguntas feitas a ela em entrevista.

Recentemente, em entrevista ao programa Roda Viva, a pré-candidata foi vítima desse tipo de machismo institucionalizado ao ser interrompida 62 vezes pelos entrevistadores, enquanto Ciro Gomes (PDT) foi interrompido 8 vezes e Guilherme Boulos (Psol), 12.

A postura do entrevistadores é conhecida como manterrupting, quando uma mulher é impedida de concluir seu raciocínio e sua fala, e usada como instrumento de menosprezo e dominação.


Confira o vídeo: