13º Congresso da UJS-GO elege nova direção para o biênio 2018/2020

A União da Juventude Socialista em Goiás (UJS-GO) realizou seu 13º Congresso Estadual no último domingo (08/07). O evento aconteceu na Sede do SINT-IFESgo e elegeu a nova direção da entidade para o biênio 2018/2020, bem como aprovou o documento que norteará a política da organização para o período.

13 CONGRESSO DA UJS-GO
O congresso contou com a participação de jovens da região metropolitana e do interior do estado e promoveu um debate sobre conjuntura com a participação do presidente da CTB-GO, Railton Nascimento. À tarde, os participantes discutiram a organização e a atuação política da UJS nos municípios e nos movimentos sociais e populares onde está inserida.

A plenária final do Congresso aprovou o documento político que avalia a última gestão da entidade e que aponta caminhos para a militância de juventude nos próximos dois anos. Foram eleitos também os delegados que representarão Goiás no Congresso Nacional da UJS, que acontece entre os dias 13 e 15 de maio em São Paulo. Por fim, foi eleita a nova direção da entidade de forma unânime, conduzindo o estudante de Ciências Sociais da UFG Caio Barbalho, de 24 anos, à presidência da entidade.

Caio acredita que o grande desafio da UJS para o próximo período é organizar a juventude para fazer frente à onda conservadora que cresce no Brasil e em Goiás. “Vivemos um período muito conturbado na política nacional desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff em 2016. O crescimento da direita conservadora e os ataques aos direitos dos trabalhadores, das mulheres e da juventude estão cada dia mais intensos. Em Goiás não é diferente. As pesquisas de intenção de voto para governador do estado mostram o crescimento da candidatura de Ronaldo Caiado, representante do latifúndio e do coronelismo em Goiás. É fundamental conscientizar e organizar os estudantes e os(as) jovens goianos(as) para fazer frente a essa ofensiva conservadora. A UJS-GO tem pela frente o desafio de crescer, conquistar corações e mentes e lutar por um estado onde a juventude possa sonhar com um futuro melhor”, concluiu.