Em nota, CTB pede imediata libertação de Lula

Em nota, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) comentou o pedido e suspensão de soltura do ex-presidente Lula neste domingo. Para a entidade, esse foi “mais um capítulo que arranha e desmoraliza o Judiciário brasileiro”, destacando que “a pressão será fundamental para que não haja mais um golpe político”.

lula

Confira a nota na íntegra:

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) recebe como ato de desagravo a decisão do desembargador Rogério Favreto, que pediu pelo imediato cumprimento da soltura do ex-presidente Lula neste domingo (8).

Preso político há 93 dias sem provas, Lula está refém de um processo que se configurou como mais um golpe contra a democracia. E esse golpe fica ainda mais escancarado quando o juiz de 1ª instância Sergio Moro decide revogar a decisão e manter a prisão sob o argumento de que “o desembargador não tem competência para soltar o réu”.

Testemunhamos mais um capítulo que arranha e desmoraliza o Judiciário brasileiro.

Enterrada por agentes irresponsáveis desde o início deste processo, a legalidade e a Justiça se desmoralizam ainda mais com a decisão do relator dos processos da Lava Jato em segunda instância, o desembargador federal João Pedro Gebran Neto, que determinou que não seja cumprida a decisão do plantonista Rogério Favret.

A CTB se soma aos milhões de brasileiros e brasileiras que neste momento exigem a liberdade de Lula e o respeito à Democracia e ao Estado Democrático de Direito e convoca toda a sua militância, em particular a do estado do Paraná, para mobilização contra mais esse ataque.

Orientamos vigília nas ruas e nas redes sociais pelo imediato cumprimento da decisão e a soltura do presidente Lula da prisão. A pressão será fundamental para que não haja mais um golpe político.

Liberdade ao presidente Lula.

#LulaLivreJá!

Divanilton Pereira

Presidente da CTB (em exercício)