Denúncia: Crianças imigrantes são maltratadas nos abrigos dos EUA

O brasileiro Antar Davidson de Sá trabalhou como voluntário num abrigo para crianças imigrantes no Arizona, nos Estados Unidos, e contou como é o tratamento aos pequenos que foram separados dos pais. Segundo ele, as crianças chegam apavoradas no lugar e não têm nenhuma assistência para conseguir lidar com a situação.

crianças separadas dos pais imigrantes nos EUA

Antar é professor de capoeira e trabalhou como voluntário num dos abrigos. Recentemente, quando chegou uma nova leva de crianças, ele recebeu a ordem de não permitir que três irmãos brasileiros se abraçassem. Este é um dos casos de maus tratos, que segundo ele acontecem dentro destas instituições.

Segundo ele, era comum que crianças traumatizadas e sem informações chegassem ao abrigo. Ele conta que "nem os trabalhadores do lugar sabiam o que iria acontecer" e por isso tentou ajudar na tradução ao encontrar crianças brasileiras detidas sendo atendidas por tradutores que falavam apenas espanhol.

O professor conta que precisou consolar uma criança brasileira que chorava porque entendeu, por causa de um erro de tradução, que sua mãe poderia estar morta.

A política de “tolerância zero” de Donald Trump contra imigrantes teve repercussão negativa internacionalmente e dentro do país, onde no último final de semana aconteceram diversas manifestações contra o presidente.

Entre abril e junho deste ano, milhares de crianças imigrantes foram separadas de suas famílias por não portar os documentos necessário para permanecer em solo americano. Mais de 2 mil crianças estão detidas nestes abrigos, cerca de 50 delas são brasileiras.