Túnis será primeira capital árabe a ter uma prefeita mulher

Os ideais semeados na primavera árabe da Tunísia começaram a florescer, nas primeiras eleições municipais realizadas após a onda de manifestações no país – três anos atrás – a lei de paridade de gênero mostrou resultados. Túnis será a primeira capital árabe a ter uma prefeita mulher, trata-se da executiva Souad Abderrahim, de 53 anos. Além disso, outras 50 cidades e povoados também elegeram mulheres para o poder executivo.

Souad Abderrahim - Reuters

Souad dedicou sua vitória às mulheres tunisianas e à juventude, que segundo ela, foram fundamentais para conquistar este avanço. Ela pertence ao partido islâmico Ennahda, o mais votado destas eleições.

Apesar de só agora chegar a um cargo executivo, Souad tem uma longa trajetória politica no cenário tunisiano e, entre 2011 e 2013 foi parlamentar pelo Ennahda na Assembleia Constituinte, onde chegou a presidir a Comissão de Direitos e Liberdades.

Nos últimos anos, ocupou um cargo de direção numa importante companhia farmacêutica, um trabalho que terá de deixar para se dedicar ao governo municipal, conforme estipula a lei. “Minha prioridade será deixar a cidade mais bonita, mais verde, mais ecológica”, declarou em uma entrevista.