Unidade dos estudantes garante mais uma vitória em eleição na UPE 

Pela sexta vez consecutiva a unidade estudantil assegurou a vitória na eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade de Pernambuco (UPE). Com mais de 78% dos votos, a chapa "Todas as vozes" saiu vitoriosa. Ela reuniu 129 estudantes dos 11 campi da instituição, presentes nas cinco macrorregiões de Pernambuco. A disputa se deu contra a chapa formada por estudantes ligados ao Movimento Brasil Livre (MBL), que representa o retrocesso do governo Temer.

Unidade dos estudantes garante mais uma vitória em eleição na UPE - Pedro Caldas

A votação aconteceu entre os dias 27 e 28 de junho e contou com a participação de 1.611 alunos da universidade. Para lideranças do movimento estudantil, o clima de unidade foi, de fato, o garantidor da vitória expressiva da chapa "Todas as vozes", que teve a participação de estudantes independentes e de organizações juvenis como a União da Juventude Socialista (UJS) e o Levante Popular da Juventude (LPJ), que compõem o campo democrático da União Nacional dos Estudantes (UNE).

De acordo com Nelson Barros, militante da UJS e coordenador geral eleito pela chapa Todas as vozes, "o momento exigia união e o movimento estudantil conseguiu captar isso. Essa vitória representa um novo impulso do movimento dentro da universidade". Segundo ele, a prioridade da gestão eleita será lutar para que "o decreto que instituiu a gratuidade da universidade, se transforme em lei, garantindo esse direito para as outras gerações".

Pedro Caldas

Ele afirmou ainda que os estudantes construirão em breve uma Plataforma Eleitoral que será apresentada a todos os candidatos ao governo do estado. Nelson cursa o 3° período de Medicina e passa a dividir a coordenação geral do Diretório com Beatriz Eudocio, de Ciências Sociais, e William Alves, que cursa História na cidade de Garanhuns.

A direção eleita terá a missão de manter o legado das outras cinco gestões que ela representa, ampliando os espaços e os canais de participação estudantil, dentro e fora da universidade estadual pernambucana.

Universidade pública é prioridade

A apuração dos votos foi acompanhada por Ranielle Vital, vice-presidenta regional da UNE; e Manuela Mirella, presidenta da União dos Estudantes de Pernambuco (UPE – Cândido Pinto). Segundo Ranielle, "o clima da eleição mostra mais uma vez como os estudantes reconhecem a força do movimento estudantil dentro da UPE. Em tempos de golpe, a defesa da Universidade Pública e da garantia da permanência estudantil é prioridade".

Para Manuella, essa eleição foi construída em torno do clima de união dos estudantes, que "do Sertão ao Litoral compuseram um movimento vitorioso que discutirá pelo próximo ano os rumos da universidade. A chapa eleita tem como proposta geral garantir que os estudantes sejam representados nos espaços da UPE e fora dela, na luta pela manutenção de sua gratuidade, por assistência estudantil e pela qualidade do ensino".

Do Recife, Matheus Lins e Isabelle Gibson