López Obrador anuncia “mudanças profundas” e pede “conciliação”

Ao se dirigir pela primeira vez como presidente ao povo mexicano, ainda na madrugada deste domingo (1), López Obrador fez um discurso moderado onde pediu conciliação e prometeu governar “para todos os mexicanos, ricos e pobres, mas principalmente os mais humildes”.

Festa da vitória de López Obrador - CNN

Depois de uma vitória esmagadora com mais de 20% de vantagem sobre seu principal opositor, Ricardo Anaya, AMLO, como também é conhecido, afirmou ter “uma ambição legítima: quero passar para a história como um bom presidente para o México”. “Não vou falhar com o povo, com quem confiou em mim”.

Eleito para o período de 5 anos e dez meses, sem direito à reeleição, o novo presidente disse que pretende ampliar as políticas públicas e distribuição de renda com “apego à ordem estabelecida”. Garantiu também que vai trabalhar para desenvolver uma relação amistosa com seu par norte-americano, Donald Trump, a fim de amenizar a crise entre os dois países que tem pesado sobre os imigrantes mexicanos nos Estados Unidos.

“Chamo todos os mexicanos à reconciliação. Peço para colocarem acima dos interesses pessoais, por legítimos que sejam, o interesse geral. O novo projeto de nação buscará estabelecer uma democracia autêntica. Não apostamos em construir uma ditadura aberta nem encoberta. As mudanças serão profundas, mas com apego à ordem estabelecida. Haverá liberdade empresarial, de expressão, associação e de crenças. Escutaremos todos, respeitaremos todos, mas daremos preferência aos mais humildes e esquecidos, em especial aos povos indígenas do México”, disse.

No discurso, AMLO também enviou mensagens aos mercados financeiros e aos empresários que fizeram campanha contra sua candidatura. “Em matéria econômica, será respeitada a autonomia do Banco do México. O novo governo manterá a disciplina financeira e fiscal. Serão reconhecidos os compromissos firmados com empresas nacionais e estrangeiras. Os contratos do setor energético com particulares serão revisados para prevenir práticas de corrupção e irregularidade”, garantiu.

Para López Obrador, o combate à corrupção deve ser um dos principais eixos de seu governo porque, para ele, esta é a principal causa da desigualdade social e econômica. “Pela corrupção, explodiu a violência em nosso país. Assim, erradicar a corrupção será a prioridade do novo governo”.

Já nesta segunda-feira (2), o novo presidente disse que conversou com Trump pelo telefone por quase meia hora e propôs um “acordo integral de projetos de desenvolvimento que gerem empregos no México, e com isso, reduzir a migração e melhorar a segurança. Houve um tratamento respeitoso e nossos representantes continuarão o diálogo”.