Eleições no México: boca de urna aponta vitória de López Obrador

De acordo com levantamento apresentado pela emissora Televisa na noite deste domingo (1), o candidato progressista López Obrador será eleito o novo presidente do México. Outros jornais locais apontam vitória com resultados que variam entre 43% e 49% dos votos, contra 23% e 27% do segundo colocado, Ricardo Anaya (PRD) e 22% a 26% de Antonio Maede (PRI).

López Obrador - Reuters

Assim que saíram os primeiros resultados, Maede conversou com a imprensa e reconheceu a derrota. Em coletiva na sede do PRI, destacou a altíssima participação popular e afirmou que “as tendências de voto não nos favorecem”. Disse ainda que deseja êxito ao novo governo, provavelmente de López Obrador.

Se estes números se confirmarem, o ex-prefeito da Cidade do México, que disputa a presidência pela terceira vez, colocará fim a um longo período de hegemonia do PRI, que governou o país de modo ininterrupto de 1929 a 2000, ano em que o PAN, também de direita, assumiu os dois mandatos seguintes (de 2000 a 2006, com Vicente Fox, e de 2006 a 2011, com Felipe Calderón). Com a vitória nas eleições de 2011, o PRI voltou ao poder por meio da figura de Peña Nieto.


População começa a se concentrar em frente ao hotel onde López Obrador fará seu pronunciamento após o resultado oficial | Foto: Larissa Brainer

No entanto, esta não é a primeira vez que AMLO aparece no topo das pesquisas. Nas eleições de 2006, em que concorreu pela coalizão Aliança Para o Bem de Todos (integrada pelos partidos PRD, PT e Convergência), o candidato perdeu para Felipe Calderón por uma diferença de apenas 0,58% dos votos em um pleito recheado de acusações de fraude.