Mexicanos vão às urnas em eleições históricas neste domingo

Neste domingo (1) mais de 89 milhões de pessoas estão aptas a participar das eleições gerais do México, onde será eleito o novo presidente, governadores, representantes do parlamento, além de cargos municipais. O processo eleitoral foi marcado por muita violência e, ao longo da campanha, foram assassinados 130 políticos, dos quais, 48 eram candidatos.

Eleições no México - Reuters

Mesmo neste cenário adverso, este domingo pode vir a ser um dia histórico porque é a primeira vez que uma coalizão progressista recebe tanto apoio popular. O candidato Andrés Manuel López Obrador, da coligação Juntos faremos história, tem mais de 18% de vantagem sobre seu principal opositor, Antonio Maede do partido conservador PRI, em terceiro lugar nas pesquisas está o governista Ricardo Anaya, do PAN e por fim, o independente Jaime Heliodoro Rodriguez Calderón.

Esta eleição é considerada a maior e mais importante do país desde 1910 porque os mexicanos vão eleger o presidente, 128 senadores e 17.628 cargos municipais, além de oito governadores para um período de seis anos. Além disso, serão eleitos 500 deputados, 16.557 cargos municipais – entre vereadores, prefeitos e outras instâncias – para um período de 3 anos. Os moradores da capital, Cidade do México, também elegem o novo prefeito, cargo que já foi ocupado por López Obrador e o alçou à corrida presidencial.

Esta é a terceira vez que López Obrador se candidata à presidência e pode ser a primeira que a esquerda chega ao posto mais alto do país através de eleições.

Diferente de processos eleitorais anteriores, este poderá ser definido pelos “millenials” os jovens eleitores com idade entre 19 e 36 anos, mais de 12 milhões deles votarão pela primeira vez.