ANPG realiza o 26° Congresso em defesa da ciência e da universidade

Começa nesta sexta-feira (29) e vai até domingo (01), o 26° Congresso Nacional de Pós-Graduandos na UnB com o tema “Em defesa da ciência, da universidade e do Brasil: o que é Público não se vende!”.

ANPG - Divulgação

Durante o 26° Congresso Nacional de Pós-Graduandos, que teve início nesta sexta (29), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realiza mais uma ação que promove o debate e a defesa da universidade e da ciência no Brasil. O evento acontece em um local simbólico para a educação, a Universidade de Brasília (UnB) e irá até o domingo (01).

Em meio aos desmontes provocados pelo governo Michel Temer, a ciência e tecnologia no Brasil têm sido os principais alvos dos cortes de investimentos. Desde 2016 as perdas no setor têm se agravado, o orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia aprovado para representa apenas 40% do orçamento de 2013.

Para além desse corte, a nova medida de Temer para reduzir o preço do diesel irá implicar em um corte de R$ 800 milhões a instituições subordinadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para a ciência e tecnologia a queda é drástica e deverá impactar não só na qualidade, mas também na redução no número de pesquisadores bolsistas, causando uma grande perda para o desenvolvimento e educação no país.

Diversos estudos trazem à tona, inclusive, o papel das instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento do país. Segundo relatório Research in Brazil, as universidades particulares não produzem nenhum conhecimento para o Brasil pois, além de não ter o incentivo da própria instituição, os empresários também não investem em pesquisas. Prova disso é que 90% das pesquisas, realizadas no país, são de instituições de ensino superior públicas.

Diante desse cenário desastroso, a ANPG tem denunciado o desmonte da ciência e tecnologia e lutado pela educação pública, sendo o tema do Congresso escolhido com base nestes acontecimentos.

A 26° edição ainda terá como pauta debater e deliberar sobre teses, moções, recomendações e propostas apresentadas por qualquer um de seus associados, assim como ações a serem desenvolvidas no próximo biênio pela entidade e a eleição de sua nova diretoria. Além disso, será referendado as alterações do Documento de Direitos dos Pós-graduandos e Pós-graduandas brasileiras, reformulado no 41º CONAP.

Para saber mais acesse o site da ANPG clicando aqui.

Acesse a programação completa AQUI.