A vitória de Alexandria e os sinais que o socialismo dá nos EUA

Alexandria Ocasio-Cortez, 28 anos, latina e socialista, ganhou a eleição primária do partido Democrata para o 14º distrito de Nova York, que abrange os bairros de Queens e Bronx. Até um ano atrás, ela pagava as contas com seu emprego de garçonete. Seu pai é do Bronx e a mãe de Porto Rico, e toda sua família é de trabalhadores

Por Alessandra Monterastelli *

Alexandria Ocasio

O fato é que Alexandria conseguiu derrubar um dos democratas mais poderosos do Congresso norte-americano, que exercia mandato há 20 anos, Joe Crowley, pertencente a clássica elite do establishment , cheia de doações de ricos e grandes corporações. Crowley foi cotado para assumir a liderança do partido na Câmara, e arrecadou cinco vezes mais do que Ocasio. Ele tinha o apoio de grandes nomes e corporações norte-americanas, como a empresária Sheryl Sandberg, o empreendedor Sean Parker, e as empresas Google e Facebook. A campanha de Ocasio utilizou 300 mil dólares, em comparação com a de Crowley, que gastou 3,3 milhões de dólares.

Ocasio-Cortez explicou, inclusive, que decidiu se candidatar contra Crowley porque ele era um “democrata das grandes empresas”, que recebia mais dinheiro dos comitês de apoio à eleição e dos empreiteiros que estavam fazendo disparar os custos da habitação do que dos doadores locais. Além disso, ele tinha votado a favor da invasão do Iraque e da lei que criou a comissão que gere a crise da dívida de Porto Rico, um território incorporado aos EUA mas não com todos os direitos de um dos estados dos EUA. Na última semana de sua campanha, Ocasio-Cortez visitou um centro de detenção de imigrantes no Texas, agora alvo da imprensa mundial após a separação das crianças de seus país imigrantes pela lei de “tolerância zero” de Trump.

Com essa eleição, Alexandria Ocasio-Cortez será a candidata democrata por uma vaga na Câmara em novembro desse ano, pelo 14º distrito do estado. No sistema político americano, cada distrito elege um deputado para a Câmara. Se for eleita contra o republicano Anthony Pappas, será a mulher mais jovem da história no Congresso dos EUA.

A campanha de Ocasio foi simples e direta, com uma plataforma progressista que, segundo os democratas, há anos não ganha eleições. Ela defende saúde grátis e universal, a abolição da ICE (Agência anti-imigrantes), universidade gratuita, o fim da guerra às drogas e mais empregos para os trabalhadores.

O repórter e editor do The Intercept Brasil, Andrew Fishman, destacou, em sua conta no Twitter, que Ocasio foi “solenemente ignorada pela imprensa” norte-americana. O The New York Times, por exemplo, não deu nenhuma matéria sobre a sua candidatura. Apesar das dificuldades, Alexandria venceu as eleições com 58% dos votos. “A comunidade está pronta para um movimento econômico e de justiça social. É isso que tentamos mostrar” disse Ocasio-Cortez à agência de notícias norte-americana Associates Press.

A vitória de Ocasio tem ainda mais significado: demonstra o crescimento de uma ala especifica dentro do Partido Democrata, e um movimento ideológico ganhando força nos Estados Unidos, onde o socialismo é visto como “uma palavra ruim”. Recentemente, outros candidatos progressistas apoiados pela ala dos Democratas Socialistas da América – uma organização socialista crescente nos EUA- ganharam eleições. Esse pode ser um sinal de que os progressistas, não alinhados com o discurso e a prática política tradicional do partido Democrata, podem fazer a diferença nas eleições de novembro desse ano.

Fishman relembrou que existe, no momento, um conflito interno no Partido Democrata. Eleitores estão rejeitando a ala da Hillary Clinton e de Barack Obama, que domina há décadas e representa o establishment norte-americano em sua totalidade – inércia diante da necessidade de desafiar doadores corporativos, apoio às guerras e corte de gastos públicos – os mesmos democratas que perderam contra o republicano Donald Trump.

Encorajada pela candidatura mais progressista do democrata Bernie Sanders (derrotado dentro do seu partido por Hillary Clinton, que depois concorreu às eleições e perdeu para Trump), surge uma onda mais à esquerda dentro do próprio Partido Democrata, que tem por finalidade desmistificar o socialismo como algo ruim dentro dos Estados Unidos.

“Parabéns à Alexandria Ocasio pela sua vitória extraordinária nessa noite! Ela derrubou todo o establishment Democrata de seu distrito e obteve uma vitória de peso. Ela demonstrou mais uma vez o que políticas progressistas podem fazer”, twittou Bernie Sanders após a vitória de Alexandria, ocorrida na terça-feira (26). Após sua vitória, Ocasio escreveu em seu Twitter: “Esse é o começo de um movimento. Obrigada a todos”.