Ato em defesa dos imigrantes aconteceu hoje no Texas

Centenas de pessoas se reuniram nessa quinta-feira (28) do lado de fora de um tribunal federal em Brownsville, no Texas, onde os imigrantes que cruzam a fronteira para chegar aos Estados Unidos estão sendo desumanamente processados ​​em massa

Por Alessandra Monterastelli *

ato pela imigração nos eua

O evento que aconteceu nessa quinta-feira (26) no Texas, EUA, chamava-se "Famílias devem parmanecer juntas", em refrência as crianças que foram separadas de seus país imigrantes pela política de "tolerância zero" à imigração ilegal de Donald Trump. Centenas de pessoas se reuniram do lado de fora de um tribunal federal em Brownsville,onde os imigrantes que cruzam a fronteira para chegar aos Estados Unidos (que são vistos como criminosos) estão sendo processados ​​em massa.

"Sabe o que nós podemos fazer diante dessa política absurda? Votar, votar e votar! Pelos nossos direitos de imigrantes, nós vamos lutar!", disse um manifestante ao microfone, fazendo referência às eleições que acontecerão em novembro nos EUA. 

"Nós não somos o nosso governo. Nós aceitamos vocês e recebemos vocês em uma América que foi contruída por milhares de imigrantes", completou o manifestante. De fato, o povo americano é formado por pessoas originárias da Inglaterra, Itália, África e diversos países europeus e latino-americanos. 

Um garoto de nove anos de origem latina subiu ao palanque, e contou a emocionante história de seu avô, vindo de um país latino não citado. Ele contou que todos os dias, ao voltar da escola, beija o seu avô, muito presente na sua vida. Esse senhor, ao emigrar para os Estados Unidos, trabalhou em diversos empregos subalternos, "que muitas vezes não pagam o minimo necessário para viver". "Assim como todos os americanos, meu avô paga impostos", disse o garoto, que disse ter medo do avô ser deportado já que o país "não o quer". Sob aplausos, ele completou: "para a humanidade não devem existir fronteiras!". 

Uma outra garota de dez anos, nascida nos EUA mas com pais latinos, falou que já sente saudade dos país "depois de apenas dois dias que eles passam fora", e que por isso não imagina o quanto deve estar sendo difícil para outras crianças como ela que foram separadas de seus pais e que não tem data para reve-los. 

Consequências de uma política absurda

A separação de filhos e pais imigrantes que tentam cruzar a fronteira com os Estados Unidos resulta de uma política de "tolerância zero" contra a imigração ilegal do governo Trump. Essa política prevê que os adultos que entrarem em solo norte-americano sem documentação serão considerados criminosos, e seus filhos encaminhados para abrigos longe dos pais. 

Após uma onda de indignação contra as separações das famílias, Donald Trump assinou um decreto que faz com que as famílias permaneçam juntas, mas detidas e por tempo indeterminado.