Reunião de caminhoneiros e empresários termina novamente sem acordo

Terminou novamente sem acordo a reunião entre caminhoneiros e empresários para discutir o tabelamento do frete, organizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, nesta quinta-feira (28).

Bolsonaro indicou dirigente partidário para ANTT - Gervasio Baptista/Agência Brasil

O ministro decidiu manter a audiência do dia 27 de agosto na tentativa de chegar a um acordo. Mas representantes de caminhoneiros e dos setores industrial e do agronegócio não dão sinais de que o acordo está próximo, apesar do otimismo do ministro.

Esta foi a segunda audiência convocada por Fux. Na primeira, o ministro havia estabelecido um prazo até esta quinta (28) para que as partes cheguem a um consenso. Sem sucesso.

O ministro tenta um consenso para que não tenha que decidir unilateralmente sobre o assunto. O governo federal lançou medida provisória que estabelece a tabela de frete mínimo para o transporte rodoviário como forma de atender ao pedido feito pelos caminhoneiros grevistas, no fim do mês passado, para tentar pôr fim à paralisação que durou 11 dias e afetou diversos setores da economia.

Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o preço mínimo do frete eleva o custo e decidiu ingressar com ação no Supremo alegando inconstitucionalidade da medida.

A proposta da CNI é de que sejam estabelecidos valores de referências, não obrigatórios, a partir dos quais a contratação dos serviços possam ser negociados entre as partes.